Ouvindo...

Dez parlamentares deixam o Congresso após eleições municipais; saiba quem são

Nove deputados federais foram eleitos prefeitos e um senador foi eleito vice-prefeito

Os deputados Abilio Brunini (esq.) e Paulinho Freire (dir.) foram eleitos prefeitos de Cuiabá (MT) e Natal (RN), respectivamente, no segundo turno

Além de trazer mudanças no comando das prefeituras e câmaras de vereadores, as eleições municipais também alteraram a composição do Congresso Nacional. Dos 82 deputados federais que disputaram o pleito, apenas nove foram eleitos.

No primeiro turno, seis já haviam sido vitoriosos na tentativa de comandar as prefeituras. São eles:

  • Alberto Mourão (MDB) – Praia Grande (SP);
  • Carmen Zanotto (Cidadania) – Lages (SC);
  • Dr. Benjamim (União) – Açailândia (MA);
  • Gerlen Diniz (PP) – Sena Madureira (AC);
  • Hélio Leite (União) – Castanhal (PA);
  • Washington Quaquá (PT) – Maricá (RJ).
Leia também

Além dos deputados, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) foi o único eleito dentre os quatro senadores que disputaram o pleito. O parlamentar será vice-prefeito de João Henrique Caldas (PL), que foi reeleito para o comando de Maceió.

Já no segundo turno, três deputados venceram suas disputas.

Abilio Brunini (PL) foi eleito para comandar Cuiabá (MT) pelos próximos quatro anos, enquanto Paulinho Freire (União) será o próximo prefeito de Natal (RN). Além das duas capitais, Ricardo Silva (PSD) também saiu vitorioso na disputa pela prefeitura de Ribeirão Preto (SP).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.