Emília Corrêa venceu em Aracaju com 57,46% e Adriane Lopes foi reeleita em Campo Grande com 51,45%
Nas eleições municipais de 2024, apenas duas mulheres conseguiram se eleger na prefeitura das 26 capitais brasileiras: Emília Corrêa (PL), que ganhou em Aracaju, no Sergipe, e Adriane Lopes (PP), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
As duas venceram a disputa em segundo turno no último domingo (27). Corrêa obteve 57,46% dos votos contra 42,54% de Luiz Roberto (PDT). Lopes, ficou na frente com 51,45%, vantagem de 5,9% em cima de Rose Modesto (União Brasil).
Outras cinco candidatas foram para o segundo turno em capitais: Natália Bonavides (PT), em Natal, Janad Valcari (PL), em Palmas, Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre, Cristina Graeml (PMB), em Curitiba, e Mariana Carvalho (União Brasil), em Porto Velho.
Natália Bonavides, do PT, obteve 45,66% dos votos
Reprodução | Redes Sociais.
Janad Valcari (PL) ficou com 47% dos votos
Reprodução | Itatiaia.
Maria do Rosário (PT) obteve 38.47% dos votos em Porto Alegre no segundo turno
Reprodução | Redes Sociais.
Em Curitiba, Cristina Graeml (PMB) ficou 42.36% dos votos
Reprodução | Redes Sociais.
Mariana Carvalho (União Brasil) ficou 43.82% no segundo turno em Porto Velho
Reprodução | Redes Sociais.
Nas últimas eleições municipais em 2020, a única capital a eleger uma mulher foi Palmas, no Tocantins, com Cinthia Ribeiro (PSDB), que não disputou a prefeitura neste ano.
Embora nenhuma mulher tenha sido eleita no primeiro turno dentre as capitais, quando o recorte são todos os municípios, 727 mulheres foram eleitas. Das 58 mil vagas para vereador, 9,3 mil (16,13%) foram ocupadas por mulheres.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.