Reeleito com 5.599 votos para o mandato que se inicia em 2025, Arnaldo de Oliveira foi eleito pela primeira vez em 1982, com 1.685 votos, ainda aos 23 anos de idade. Nascido e criado em Contagem, o vereador conta que iniciou a carreira política participando do grupo de jovens da Igreja Católica.
Na época filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ele fazia parte da oposição ao regime militar – “Nós ainda vivíamos a ditadura militar, com o presidente Figueiredo no poder”, diz Arnaldo para a Itatiaia.
Arnaldo, então, disputou sua primeira eleição como apoiador de Tancredo Neves para presidência e Newton Cardoso, que viria a ser eleito prefeito de Contagem, assumindo ao cargo em 1983. Desde que foi eleito, ele
Durante sua carreira política, Arnaldo foi presidente da Câmara de Contagem, líder de diversos governos e, segundo ele, o vereador mais votado durante 4 mandatos, em 1996, 2000, 2004 e 2008.
Proximidade com a comunidade
Arnaldo atribui sua longa carreira política à proximidade que sempre manteve com sua comunidade, com os grupos sociais e com a igreja católica.
“É o contato permanente com a comunidade, o manejo político não pode deixar a comunidade em nenhum momento. Precisa frequentar grupos, escolas, igrejas, supermercado - é onde tem gente que a gente tem que estar presente. E entender que o mandato são 4 anos”, diz Arnaldo.
O vereador conta ainda que seus projetos sempre foram dedicados às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas idosas. Ele destaca o Centro Especializado em Reabilitação, o CER IV, que oferece em Contagem serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva e visual. Arnaldo fala também dos grupos da terceira idade, que começou a implantar ainda nos anos 1990.
Aniversariante no dia 8 de outubro, dois dias após ser reeleito, Arnaldo fala que vai dar continuidade em seus projetos.
“O próximo passo é dar continuidade nesses trabalhos que eu faço há mais de 30 anos. A demanda é ainda maior, tanto para PCDs, como com o crescimento da expectativa de vida. Agora, é criar trabalhos para atender mais pessoas da nossa comunidade”, conclui o vereador.