Ouvindo...

‘San Pablo': Marçal ganha direito de resposta após Tabata compará-lo ao traficante Pablo Escobar

Para a defesa de Marçal, Tabata o associou a envolvimento com organização criminosa e lavagem de dinheiro, ofendendo sua honra

Os candidatos Tabata Amaral (PSB) e Pablo Marçal (PRTB)

O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, ganhou direito de resposta após a adversária Tabata Amaral (PSB) ter feito uma associação entre ele e o narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Nesta segunda-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) atendeu recurso do empresário e reverteu decisão da 2ª Zona Eleitoral.

Em um vídeo publicado no Instagram, Tabata disse: “Imagina alguém cercado de gente do crime organizado no comando da prefeitura. Isso não vai acontecer. São Paulo não vai virar San Pablo”.

Para a defesa de Marçal, Tabata o associou a envolvimento com organização criminosa e lavagem de dinheiro, ofendendo sua honra.

Leia também

O relator do recurso, juiz Rogério Cury, afirmou que “o conteúdo não pode ser interpretado como simples manifestação de opinião ou crítica política, mas sim como um ataque à honra e reputação do recorrente, que, ao ser comparado a um conhecido traficante, tem sua imagem pública prejudicada”.

Pela decisão, o conteúdo do direito de resposta “deve conter apenas explicações acerca dos fatos contidos na gravação em vídeo impugnada, restringindo-se aos assuntos veiculados, devendo ser destacado que não é o local de promover o candidato ou fazer ataques aos adversários”.

Foi determinada também a exclusão do conteúdo, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, e o pagamento de multa de R$ 5.320,50, caso não cumprida a decisão.

Cabe recurso da decisão.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.