Ouvindo...

Qual o impacto do horário eleitoral nas intenções de voto? Pesquisa mostra mudanças na percepção do eleitor

Levantamento da Quaest avaliou o impacto das propagandas em rádio e TV nas intenções de voto dos candidatos

Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral começa no dia 30 de agosto

O levantamento divulgado pela Genial Quaest nesta quarta-feira (11), com as intenções de voto nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, mostra mudanças no cenário eleitoral após o início da propaganda gratuita na televisão e no rádio.

As entrevistas foram feitas depois do dia 30 de agosto, quando começaram as propagandas eleitorais.

Em Belo Horizonte, os dois candidatos com maior tempo de TV, o prefeito Fuad Noman (PSD) e o deputado Bruno Engler (PL), cresceram na intenção de voto acima da margem de erro.

Leia também

Fuad cresceu 11 pontos percentuais, passando de 9% da preferência do eleitorado para 20%. Engler também cresceu na pesquisa, passando de 12% para 16%.

A pesquisa Quaest mostrou que, entre os eleitores que se informam pela TV, o atual prefeito cresceu de 12% para 28%. Nesta pesquisa a margem de erro é de 5 pontos percentuais. Engler oscilou positivamente de 4% para 7%.

Veja mais: Eleições 2024: veja as principais datas do calendário eleitoral

O levantamento da Quaest foi contratado pela TV Globo e ouviu 1.002 pessoas, entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o número MG-08280/2024.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.