Ouvindo...

Justiça barra novamente candidatura de ex-presidente da Galoucura a vereador em Contagem

Para a reportagem, a defesa de Josias indicou que pretende recorrer da decisão

Josias, ex-presidente da maior torcida organizada do Atlético MG, a Galoucura, deve a candidatura indeferida novamente pelo TSE

A Justiça Eleitoral indeferiu mais uma vez a candidatura de Josimar Junior de Sousa Barros (Solidariedade), o Josias, conhecido por ser ex-presidente da torcida organizada do Atlético Mineiro, a Galoucura. Ele tentava uma vaga na Câmara Municipal de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, como vereador.

A decisão da juíza Flávia Birchal de Moura, da 313° Zona Eleitoral de Contagem, se baseou na condenação penal de Josias, transitada em julgamento, ou seja, sem possibilidade de recurso, por crime contra o patrimônio. Por lei, ele não pode concorrer à cargos políticos até 2025.

Josias foi condenado a dois anos de reclusão em 2014, e cumpriu pena, porém, de acordo com a legislação eleitoral da Lei da Ficha Limpa, candidatos condenados por crimes contra o patrimônio privado, além de outros delitos, se tornam inelegíveis por oito anos.

O ex-presidente da Galoucura argumentou que a extinção da punibilidade teria restabelecido seus direitos políticos, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) rejeitou a alegação.

Leia também

Em contato com a Itatiaia, a defesa de Josias afirmou que ainda pode recorrer da decisão,


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.