O candidato pelo partido Republicanos à Prefeitura de Belo Horizonte, Mauro Tramonte, lidera pesquisa Itatiaia/Doxa entre os eleitores católicos e evangélicos. Ex-apresentador na TV Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, Tramonte tem maior preferência entre os eleitores evangélicos.
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, Tramonte tem 35% das intenções de voto entre os evangélicos. Na sequência, aparecem o deputado estadual Bruno Engler (PL), com 12%, seguido por Fuad Noman (PSD), com 9% e Duda Salabert (PDT), com 6%. Os outros seis candidatos somam 16% entre este eleitorado.
Veja mais:
Pesquisa Itatiaia/Doxa: Mauro Tramonte lidera corrida pela PBH e cinco candidatos brigam pela segunda vaga Mais de 60% dos eleitores de BH ainda não definiram seu candidato a prefeito, mostra pesquisa Itatiaia/Doxa Apoios de Lula e Bolsonaro são os mais importantes na disputa pela Prefeitura de BH, mostra Itatiaia/Doxa Pesquisa Itatiaia/Doxa: em BH, avaliação positiva de Lula é de 42% e, negativa, de 54%
Entre os eleitores que se identificam com a religião católica, Tramonte segue na liderança com 27% das intenções de voto. Neste recorte, Engler e Noman somam 11% cada. Já a deputada federal Duda Salabert tem 8% das intenções de voto. Neste cenário, os demais candidatos, juntos, aparecem com 18%.
A pesquisa Itatiaia/Doxa também considerou, na amostragem, os eleitores que se identificam com outras religiões. Nesse caso, a liderança é de Duda, com 28% das intenções de voto. Mauro Tramonte aparece na segunda colocação, com 18% e é seguido por Engler e Noman, com 11% cada. Os demais candidatos são citados por 10% do eleitorado.
Dentre os eleitores belo-horizontinos que dizem não ter religião, Mauro Tramonte é preferido por 29% e Duda tem o apoio de 14%. Neste recorte, o atual prefeito Fuad Noman é citado por 8% dos eleitores e Bruno Engler tem a preferência de 5%. Os demais candidatos somam 22%.
A pesquisa Itatiaia/Doxa ouviu 1.350 eleitores presencialmente entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número 02243/2024.
Para a realização do levantamento, o Instituto Doxa considerou a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a religião declarada pelos moradores de Belo Horizonte. Nesse caso, 46% dos belo-horizontinos se dizem católicos e 32% evangélicos. Outros 14% dizem não ter religião e 8% se identificam com outras religiões.