A campanha eleitoral no rádio e na TV - conhecida como “horário eleitoral gratuito” - começa oficialmente nesta sexta-feira (30) em todo Brasil e vai até 3 de outubro - três dias antes do primeiro turno das eleições municipais. Neste período, os candidatos e partidos políticos podem veicular propagandas, sem custos, nas emissoras de TV e rádio.
O tempo que cada candidato e coligação terá na propaganda eleitoral varia de acordo com a representação que os partidos têm nas bancadas da Câmara dos Deputados. Com isso, em Belo Horizonte, três candidaturas não terão tempo por não possuírem esta representação: Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO) não aparecerão no rádio e na TV.
É esperada a presença de apoiadores e padrinhos políticos dos candidatos durante as propagandas. Rogério Correia (PT), por exemplo, confirmou que o presidente Lula estará presente em seus materiais. Bruno Engler (PL), apoiado por Jair Bolsonaro (PL), também anunciou que o ex-presidente estará em sua propaganda.
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Com o tempo de cada candidato e partido político variando, as estratégias que cada um vai adotar precisa se adaptar ao que determina a Justiça Eleitoral. A Itatiaia foi atrás de todas as candidaturas para a Prefeitura de Belo Horizonte para descobrir qual será o tema abordado por cada um da campanha no rádio e na TV:
Bruno Engler - “A campanha do Bruno Engler vai se pautar por levantar os problemas de BH, que não são poucos, apresentá-los à população por meio dos nossos recursos de mídia. Da mesma forma, apresentaremos nossas propostas para a solução desses problemas, absolutamente dentro da lei e do respeito às demais candidaturas. Não admitiremos qualquer tipo de fake news ou ataques pessoais desrespeitosos por parte dos membros da nossa equipe”.
Carlos Viana - “O nosso horário eleitoral será utilizado para mostrar as soluções que o candidato tem para Belo Horizonte!”.
Duda Salabert - “Não vamos adiantar a estratégia”.
Fuad Noman - “Será mostrado na campanha de TV e rádio o mesmo que já temos feito nas redes sociais: a obra de Fuad Noman. Vai ser destacado que, em apenas dois anos na prefeitura, Fuad transformou Belo Horizonte e melhorou a vida das pessoas, principalmente a de quem mais precisa”.
Gabriel Azevedo - “Nós temos um desconhecimento de 80% da população. Às vezes eu estou caminhando na rua e a pessoa olha e fala assim: ‘você é aquele do ônibus, né? Você é aquele da câmara?’ Mas ele não tem uma associação do nome com a candidatura, do número, das propostas. Então vai ser um momento muito importante para a gente se apresentar de maneira muito intensa”.
Indira Xavier - Não tem tempo de TV.
Lourdes Francisco - Não tem tempo de TV.
Mauro Tramonte - “A linha de comunicação do Mauro Tramonte será uma linha extremamente propositiva, sempre mostrando um lado mais humano da gestão. Um contato direto com as pessoas. Mostrando que depois de se afastar da TV ele ouviu cada cantinho da cidade. Fez rodas de conversa, em debate direto com o povo, nas 9 regionais da cidade. Mostrar que ele se cercou de corpo técnico extremamente competente, para montar seu plano de Governo, em especial nas áreas da Saúde, da Mobilidade Urbana, da Educação e da Segurança. E, fundamentalmente, mostrando que ele está e estará sempre junto do povo. Que não será um Prefeito de Gabinete. Será, como ele tem dito, um Prefeito das ruas que vai estar sempre perto das pessoas. Um Prefeito do Povo”.
Rogério Correia - “Propostas para o dia a dia das pessoas, para resolver as demandas que impactam a rotina e a vida da população. Com participação do presidente Lula”.
Wanderson Rocha - Não tem tempo de TV.
Distribuição do tempo:
De acordo com a Justiça Eleitoral, nas eleições majoritárias, ou seja, para o cargo de prefeito, deverá constar, também, o nome do candidato a vice. A lei ainda diz que a distribuição do horário deverá levar em conta três blocos de audiência: das 5h às 11h; das 11h às 18h; e das 18h às 24h.”
Além disso, nas eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que o tempo de veiculação das propagandas deve ser dividido na proporção de 60% para os candidatos a prefeito e os outros 40% para os candidatos a vereador. “Nas eleições para o cargo de prefeito, as emissoras devem veicular a propaganda eleitoral gratuita de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, na rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão”, diz o TSE.