Tramonte é 4º candidato que mais gastou com anúncios no Facebook em todo o país

Em uma semana de campanha, plataforma de Mark Zuckerberg lucrou R$ 1,5 milhão com mais de 500 candidatos a prefeito, vereador e partidos no Brasil

Mauro Tramonte (Republicanos) participa de caminhada no centro de BH, ao lado da candidata a vice, Luísa Barreto (Novo)

Em uma semana de campanha eleitoral, o Facebook lucrou R$ 1,5 milhão para impulsionar conteúdo de candidatos a prefeituras e Câmaras municipais em todo o Brasil. A plataforma digital é o segundo maior fornecedor das eleições até o momento.

Ao todo, de acordo com dados da Justiça Eleitoral, 509 candidatos pagaram para que o Facebook impulsionasse seus conteúdos na plataforma — ou seja, para que suas postagens chegassem a um número maior e segmentado de eleitores nas suas cidades.

Quem lidera o ranking de gastos com a plataforma é o atual prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), que tenta a reeleição. Até o momento, o candidato fez quatro depósitos em valores que variam de R$ 60 mil a R$ 80 mi. Ao todo, foram investidos R$ 300 mil no Facebook. Todos os pagamentos foram registrados no dia 16 de agosto.

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Líder nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos) pagou R$ 50 mil ao Facebook para impulsionar conteúdos compartilhados na plataforma. Com isso, ele é o quarto candidato que mais investiu no meio digital nessa primeira semana de campanha.

Dados do TSE mostram que os recursos foram pagos no dia 19 de agosto. O seu partido, Republicanos, declarou ter pago R$ 9 mil à plataforma, em dois depósitos nos dias 23 de julho e 6 de agosto, não necessariamente para beneficiar a camapanha do ex-apresentador de TV.


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Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.

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