Em uma semana de campanha eleitoral, o Facebook lucrou R$ 1,5 milhão para impulsionar conteúdo de candidatos a prefeituras e Câmaras municipais em todo o Brasil. A plataforma digital é o segundo maior fornecedor das eleições até o momento.
Ao todo, de acordo com dados da Justiça Eleitoral, 509 candidatos pagaram para que o Facebook impulsionasse seus conteúdos na plataforma — ou seja, para que suas postagens chegassem a um número maior e segmentado de eleitores nas suas cidades.
Quem lidera o ranking de gastos com a plataforma é o atual prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), que tenta a reeleição. Até o momento, o candidato fez quatro depósitos em valores que variam de R$ 60 mil a R$ 80 mi. Ao todo, foram investidos R$ 300 mil no Facebook. Todos os pagamentos foram registrados no dia 16 de agosto.
Mauro Tramonte no Top 5
Líder nas
Dados do TSE mostram que os recursos foram pagos no dia 19 de agosto. O seu partido, Republicanos, declarou ter pago R$ 9 mil à plataforma, em dois depósitos nos dias 23 de julho e 6 de agosto, não necessariamente para beneficiar a camapanha do ex-apresentador de TV.