Zema descarta ser vice de Flávio Bolsonaro e diz que mantém pré-candidatura

O governador de Minas Gerais afirmou que “irá até o final” com a pré-candidatura, anunciada em um evento do Novo em São Paulo em 2025

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

O governador Romeu Zema (Novo) descartou uma eventual aliança com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a disputa da Presidência nas eleições deste ano.

Nesta segunda-feira (12), em coletiva de imprensa, ele afirmou que seguirá com uma pré-candidatura própria, afastando a possibilidade de participar da campanha eleitoral como candidato a vice. “Sou pré-candidato, como já aconteceu no lançamento no ano passado, e continuo com a pré-candidatura. Irei até o final”, disse aos jornalistas.

Essa foi a primeira vez que o governador falou publicamente sobre essa possibilidade. Quando Flávio Bolsonaro formalizou a intenção de participar do pleito, com a “bênção” do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, Zema afirmou apenas ser “democrático” e “justo” que haja várias candidaturas ao Palácio do Planalto.

Leia também

Na época, ele declarou que o próprio Bolsonaro concordou que “múltiplas candidaturas no primeiro turno ajudam a somar forças no segundo”.

A ideia de uma eventual chapa entre Zema e Flávio ganhou força quando o presidente nacional do Progressistas e ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, senador Ciro Nogueira, afirmou, em entrevista a O GLOBO, que o governador seria o “melhor vice”.

Na avaliação dele, a eleição será “decidida no Sudeste”, mas admitiu não saber “se Zema chega a somar eleitoralmente” em uma eventual oficialização da candidatura de Flávio.

Com a pré-candidatura anunciada em um evento do Novo, em São Paulo, a expectativa é que Zema deixe o governo de Minas até o final de março de 2026. Para disputar as eleições, ele tem, oficialmente, até o dia 4 de abril para deixar o Executivo e participar da disputa eleitoral, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.

Ouvindo...