Ouvindo...

Rogério Correia critica fala de Viana sobre pessoas em situação de rua: ‘não é objeto que será devolvido’

Petista criticou senador licenciado durante ato de campanha no Barreiro; Viana disse que pretende ‘devolver’ pessoas em situação de rua em BH para suas cidades de origem

O petista cumpriu agenda na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e conversou com apoiadores, comerciantes e taxistas

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia (PT), repercutiu nesta sexta-feira (23) uma fala de Carlos Viana (Podemos) sobre “devolver” as pessoas em situação de rua, que vieram para BH, de volta para o interior.

“Um candidato dizendo que vai devolver as pessoas, parece um objeto que será devolvido”, criticou Rogério durante agenda com a vice, Bela Gonçalves (PSOL), na região do Barreiro.

O petista afirmou que, se eleito, adotará políticas públicas para mitigar os problemas das 5.344 pessoas que estão em situação de rua hoje na capital, de acordo com o Quarto Censo da População Adulta em Situação de Rua, feito pela UFMG e divulgado neste ano.

“Nós partimos, primeiro, da moradia. Com recurso e equipes, vamos ter Assistência Social, psicólogos, acesso à saúde e à alimentação saudável. São itens para dar uma garantia para essas pessoas de que elas poderão ter, inclusive, uma profissão”, afirma.

Leia também

Ainda em conversa para a imprensa, o candidato voltou a alfinetar o senador Carlos Viana. “Tentar resolver achando que essas pessoas podem ser jogadas como se fossem objeto é um preconceito que não pode imperar”.

A deputada estadual Bella Gonçalves também rebateu as falas do candidato do Podemos. “Sabemos que todas as pessoas têm direitos: direito de ir e vir, direito de estarem onde quiserem. Nós temos que construir com elas uma solução para a saída da vida nas ruas. O candidato que fez essa declaração nesta manhã desconhece a população em situação de rua e, provavelmente, não tem propostas para a cidade. Falar uma coisa dessas é descabido”, concluiu a vice de Correia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.