O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia (PT), repercutiu nesta sexta-feira (23) uma fala de Carlos Viana (Podemos) sobre “devolver” as pessoas em situação de rua, que vieram para BH, de volta para o interior.
“Um candidato dizendo que vai devolver as pessoas, parece um objeto que será devolvido”, criticou Rogério durante agenda com a vice, Bela Gonçalves (PSOL), na região do Barreiro.
O petista afirmou que, se eleito, adotará políticas públicas para mitigar os problemas das 5.344 pessoas que estão em situação de rua hoje na capital, de acordo com o Quarto Censo da População Adulta em Situação de Rua, feito pela UFMG e divulgado neste ano.
“Nós partimos, primeiro, da moradia. Com recurso e equipes, vamos ter Assistência Social, psicólogos, acesso à saúde e à alimentação saudável. São itens para dar uma garantia para essas pessoas de que elas poderão ter, inclusive, uma profissão”, afirma.
Ainda em conversa para a imprensa, o candidato voltou a alfinetar o senador Carlos Viana. “Tentar resolver achando que essas pessoas podem ser jogadas como se fossem objeto é um preconceito que não pode imperar”.
A deputada estadual Bella Gonçalves também rebateu as falas do candidato do Podemos. “Sabemos que todas as pessoas têm direitos: direito de ir e vir, direito de estarem onde quiserem. Nós temos que construir com elas uma solução para a saída da vida nas ruas. O candidato que fez essa declaração nesta manhã desconhece a população em situação de rua e, provavelmente, não tem propostas para a cidade. Falar uma coisa dessas é descabido”, concluiu a vice de Correia.