O candidato do Podemos à Prefeitura de Belo Horizonte, o senador licenciado Carlos Viana, afirmou que Belo Horizonte sofre com a chegada de muitos moradores de rua vindos de cidades do interior de Minas e que, caso eleito, pretende “devolver” aqueles que quiserem voltar para suas cidades.
“O Barro Preto é um dos bairros mais importantes para o comércio de BH. Só que ao longo do tempo está acontecendo o que vemos aqui: lojas fechadas desde a pandemia e os moradores de rua tomando conta das calçadas. Isso vai prejudicar e outras lojas vão fechar”, afirmou Viana durante agenda de campanha no bairro na manhã desta sexta-feira (23).
Veja mais: Eleição em BH: veja a sabatina de Carlos Viana (Podemos)
Segundo Viana, em conversas com os moradores em situação de rua, muitos contam que querem voltar para suas cidades. Ele afirmou que, caso eleito, a Prefeitura de BH pode ajudar com esse desejo.
“Nas conversas que temos tido com os moradores de rua, percebemos um fenômeno interessante, uma parte é de BH, mas outra parte é do interior. E eles foram mandados para cá pelos prefeitos, gente que pediu ajuda e recebeu uma passagem para BH. Alguns querem voltar. Ótimo. Então, como prefeito eu vou deixar claro o seguinte: quem é de BH, precisa de ajuda, nós vamos buscar uma recolocação, uma profissão, um apoio psicológico. Mas, quem não é de BH, nós vamos devolver. Já que veio para cá com o prefeito mandou o problema, nós vamos mandar de volta, porque ele tem que buscar solução na casa dele, com a família dele. E o prefeito que insistir e nós identificarmos isso, como identifiquei ontem, nós vamos mandar é cinco de volta. Se ele mandar um problema para cá, nós vamos mandar cinco de volta”, disse Viana.
“BH acaba sendo o centro e todo prefeito quer se livrar do problema e manda para nós aqui. É de BH vamos dar apoio, não é e quer voltar, vamos devolver para a cidade de onde veio. Porque nós vamos recuperar a cidade. Vamos tratar com respeito, dentro da legislação, mas vamos resolver o problema dos moradores de rua na capital. Esse é um compromisso que tenho com os comerciantes”, afirmou o candidato do Podemos.