Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Lula demonstra interesse nas estatais de MG e Pacheco se reúne com Zema para discutir dívida do estado

Encontro com o governador de Minas será nesta quarta-feira (22), em Brasília

Depois de se encontrar com o presidente Lula (PT), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, vai receber o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta quarta-feira (24), às 14h30, para discutir a renegociação da dívida de R$ 160 bilhões do estado com a União. Os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite também participaram da reunião com o petista nesta terça-feira (20).

Segundo o senador Rodrigo Pacheco, o presidente Lula demonstrou interesse na federalização, na aquisição de estatais de Minas Gerais, como Copasa, Cemig e Codemig. Além da federalização, a proposta de Pacheco prevê um encontro de contas em que Minas possa usar créditos para abater da dívida de R$ 160 bilhões com a União. Uma das possibilidades é repassar a indenização do acordo de Mariana para que o governo federal faça a execução dos recursos em Minas.

Apesar de Zema insistir no Regime de Recuperação Fiscal, a proposta de Pacheco, segundo ele, substitui a RRF e pode abranger outras estados que queiram renegociar as dívidas com a União. De acordo com o senador, o texto apresentado por ele será analisado por técnicos do Ministério da Fazenda e pode ser protocolado em forma de Projeto de Lei Complementar (PLC) pelo Executivo ou pelo Parlamento.

Pacheco disse ainda que o papel dele é de interlocução, já que, o governo de Minas, “em 11 meses não teve diálogo com a União”.

Esta matéria está em atualização

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e também diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais