Filho do ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, o deputado estadual Betinho Pinto Coelho, do PV, disse que o pai “foi, é e sempre será" sua “maior referência”. Alberto morreu nesta segunda-feira (20), aos 78 anos.
"É com tristeza profunda que comunico o falecimento do meu amado pai, ex-governador Alberto Pinto Coelho, na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro de 2023. Em breve, traremos informações sobre o local em que prestaremos nossas homenagens a este que foi, é, e sempre será minha maior referência”, afirmou Betinho.
Alberto Pinto Coelho, de 78 anos, estava internado em um hospital particular de Belo Horizonte. O político, que enfrentava uma leucemia, foi governador de Minas Gerais entre abril e dezembro de 2014. À época, ele era filiado ao PP.
O ex-governador foi, também, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Parlamento Estadual, aliás, decretou luto institucional de três dias por causa da morte e cancelou todas as atividades programadas para acontecer entre esta segunda e quarta-feira.
O político assumiu o governo de Minas após a renúncia de Antonio Anastasia, que deixou o cargo para disputar o Senado Federal.
Anastasia também lamentou a morte do ex-governador.
“Minas Gerais perde hoje um de seus mais destacados homens públicos. Alberto Pinto Coelho foi um político exemplar, caracterizado por sua habilidade singular em ouvir, integrar e transformar divergências em consensos. Um político de coração enorme, singular e generoso. Sua trajetória, como deputado, presidente da Assembleia e governador do nosso Estado, fala por si. Mais do que um companheiro excepcional de governo, perdi um grande amigo, leal, sensível e com imenso amor a Minas Gerais”, falou.