Ouvindo...

BH: reunião no Ministério das Cidades pode fazer plano de urbanização da Izidora avançar

Deputada diz que encontro em Brasília (DF) deve acontecer em breve; prefeitura quer recursos do PAC para custear intervenções

Urbanização da Izidora deve acontecer por meio de verbas federais

As articulações em torno da obtenção de verbas federais para obras de urbanização na região da Ocupação Izidora, na Região Norte de Belo Horizonte, podem avançar em breve. Isso porque há a expectativa de que, na semana que vem, o Ministério das Cidades, em Brasília (DF), seja sede de uma reunião para tratar do repasse de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) às intervenções na área. A informação foi dada nesta terça-feira (31) pela deputada estadual Bella Gonçalves, do Psol.

Ontem, Bella se reuniu com o prefeito Fuad Noman (PSD) para tratar do Izidora. A busca pelos recursos do PAC acontece após Belo Horizonte perder o prazo para conseguir aval da Câmara Municipal a um empréstimo de até US$ 150 milhões — cerca de R$ 800 milhões — junto ao Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). No escopo do projeto aprovado pelo banco, estavam as ações de urbanização.

“A reunião foi muito positiva. O prefeito escutou atentamente aos moradores, revelou disposição para destravar o impasse. Pactuamos sobre a importância de avançar na negociação da urbanização via PAC Periferias para que Izidora seja um modelo de urbanização justa, participativa e sustentável”, disse Bella.

Segundo a parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o “compromisso” de revitalizar áreas localizadas nas periferias das cidades.

O encontro teve, ainda, a participação do deputado estadual Cássio Soares, presidente do PSD mineiro.

Na semana passada, Fuad afirmou que já debateu a questão da Ocupação Izidora com o ministro Helder Barbalho, chefe da pasta de Cidades. Ainda de acordo com o prefeito, a orientação dada ao secretário de Obras, Leandro Pereira, é buscar interlocução com o Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, para fazer a proposta sair do papel.

“Estamos preparando um esboço de projeto para apresentar - e ver se recuperamos esses recursos com o PAC”, explicou, em menção à perda das cifras que seriam emprestadas pelo Bird.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.