As articulações em torno da obtenção de verbas federais para obras de urbanização na região da Ocupação Izidora, na Região Norte de Belo Horizonte, podem avançar em breve. Isso porque há a expectativa de que, na semana que vem, o Ministério das Cidades, em Brasília (DF), seja sede de uma reunião para tratar do repasse de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) às intervenções na área. A informação foi dada nesta terça-feira (31) pela deputada estadual Bella Gonçalves, do Psol.
Ontem, Bella se reuniu com o prefeito Fuad Noman (PSD) para tratar do Izidora. A busca
“A reunião foi muito positiva. O prefeito escutou atentamente aos moradores, revelou disposição para destravar o impasse. Pactuamos sobre a importância de avançar na negociação da urbanização via PAC Periferias para que Izidora seja um modelo de urbanização justa, participativa e sustentável”, disse Bella.
Segundo a parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o “compromisso” de revitalizar áreas localizadas nas periferias das cidades.
O encontro teve, ainda, a participação do deputado estadual Cássio Soares, presidente do PSD mineiro.
Na semana passada, Fuad afirmou que já debateu a questão da Ocupação Izidora com o ministro Helder Barbalho, chefe da pasta de Cidades. Ainda de acordo com o prefeito, a orientação dada ao secretário de Obras, Leandro Pereira, é buscar interlocução com o Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, para fazer a proposta sair do papel.
“Estamos preparando um esboço de projeto para apresentar - e ver se recuperamos esses recursos com o PAC”, explicou, em menção à perda das cifras que seriam emprestadas pelo Bird.