Em busca de estreitar a relação com sua base de apoio na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o governador Romeu Zema (Novo) promove, nesta terça-feira (17), um jantar com deputados estaduais. O encontro ocorre no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, um dia após o Executivo enviar, aos parlamentares, uma cópia do plano de Recuperação Fiscal do estado. O documento contém as medidas que a equipe econômica de Zema quer tomar
Por isso, além do jantar, Zema e os deputados vão debater assuntos importantes para o governo. O Palácio Tiradentes corre contra o tempo para obter autorização legislativa para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O entendimento é que o ingresso no ajuste de contas
O governo precisa de base sólida, também, para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira a obrigatoriedade de referendo popular para avalizar a venda de estatais como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Foram convidados todos os 57 deputados que compõem os blocos parlamentares governistas. Chamados, também, o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), secretários de Estado e o alto escalão das Forças de Segurança de Minas Gerais.
Tadeu Leite, aliás, se reuniu na manhã desta terça-feira com o Governador
‘Bloco’ dos insatisfeitos
A assessoria de governo afirmou que não é possível confirmar se todos os parlamentares convidados irão comparecer.
No entanto, a Itatiaia apurou que alguns parlamentares da base que estão insatisfeitos com o governo não vão comparecer. Entre eles, está Sargento Rodrigues, do PL. Embora seja filiado a um partido governista, o parlamentar, que compõe a bancada da segurança pública, tem criticado projetos enviados pelo governo à Assembleia, como o Regime de Recuperação Fiscal e o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) considerados supérfluos.
Recentemente, Rodrigues e outros deputados declaradamente bolsonaristas, como Cristiano Caporezzo (PL), ficaram insatisfeitos com declarações de Zema sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em que pese o fato, o governador tomou café da manhã com Bolsonaro em BH e
Apesar da insatisfação em parte do PL, o também liberal Coronel Sandro confirmou que vai participar do encontro com Zema.
Interlocutores do governo garantem que o objetivo do jantar é justamente minimizar diferenças e eliminar ruídos na comunicação entre o Palácio Tiradentes e a base governista.
O Executivo, por meio de sua assessoria, informou que o jantar é privado. Por isso, a imprensa não teve autorização para acessar as dependências do Palácio, onde os parlamentares estão reunidos.