Ouvindo...

Zema se reúne com deputados enquanto busca apoio à Recuperação Fiscal

Governador tem encontro com parlamentares governistas nesta terça-feira (17), no Palácio da Liberdade, em BH

Palácio da Liberdade sedia reunião entre Zema e aliados na ALMG

Em busca de estreitar a relação com sua base de apoio na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o governador Romeu Zema (Novo) promove, nesta terça-feira (17), um jantar com deputados estaduais. O encontro ocorre no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, um dia após o Executivo enviar, aos parlamentares, uma cópia do plano de Recuperação Fiscal do estado. O documento contém as medidas que a equipe econômica de Zema quer tomar para renegociar uma dívida de R$ 160 bilhões contraída junto à União.

Por isso, além do jantar, Zema e os deputados vão debater assuntos importantes para o governo. O Palácio Tiradentes corre contra o tempo para obter autorização legislativa para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O entendimento é que o ingresso no ajuste de contas precisa ocorrer até 20 de dezembro.

O governo precisa de base sólida, também, para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira a obrigatoriedade de referendo popular para avalizar a venda de estatais como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Foram convidados todos os 57 deputados que compõem os blocos parlamentares governistas. Chamados, também, o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), secretários de Estado e o alto escalão das Forças de Segurança de Minas Gerais.

Tadeu Leite, aliás, se reuniu na manhã desta terça-feira com o Governador para tratar do andamento do Regime de Recuperação Fiscal, e por isso, não participa do encontro desta noite.

‘Bloco’ dos insatisfeitos

A assessoria de governo afirmou que não é possível confirmar se todos os parlamentares convidados irão comparecer.

No entanto, a Itatiaia apurou que alguns parlamentares da base que estão insatisfeitos com o governo não vão comparecer. Entre eles, está Sargento Rodrigues, do PL. Embora seja filiado a um partido governista, o parlamentar, que compõe a bancada da segurança pública, tem criticado projetos enviados pelo governo à Assembleia, como o Regime de Recuperação Fiscal e o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) considerados supérfluos.

Recentemente, Rodrigues e outros deputados declaradamente bolsonaristas, como Cristiano Caporezzo (PL), ficaram insatisfeitos com declarações de Zema sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em que pese o fato, o governador tomou café da manhã com Bolsonaro em BH e minimizou a situação.

Apesar da insatisfação em parte do PL, o também liberal Coronel Sandro confirmou que vai participar do encontro com Zema.

Interlocutores do governo garantem que o objetivo do jantar é justamente minimizar diferenças e eliminar ruídos na comunicação entre o Palácio Tiradentes e a base governista.

O Executivo, por meio de sua assessoria, informou que o jantar é privado. Por isso, a imprensa não teve autorização para acessar as dependências do Palácio, onde os parlamentares estão reunidos.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.