Ouvindo...

Em Turim, Zema anuncia parceria com Grupo Iveco e Fiemg voltada para cadeia automotiva em MG

Bairro do Horto, na região Leste de BH, receberá novo centro de treinamento de capacitação, com investimento de R$ 10 milhões

Governador Zema e secretários se reuniram com representantes do grupo Iveco nesta segunda-feira

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta segunda-feira (11), durante encontro com representantes do Grupo Iveco, em Turim, na Itália, uma parceria do grupo automotivo com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) voltada para a indústria mineira de veículos comerciais, caminhões, ônibus, motores e componentes de automóveis.

Zema e a equipe do governo de Minas participaram de uma reunião com representantes da Iveco, na sede do grupo italiano.

A parceria prevê o desenvolvimento de um programa da agência Invest Minas, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para atrair novos fornecedores da cadeia automotiva para o estado e criar um centro de treinamento e capacitação em parceria com o Senai.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, anunciou a instalação de um novo centro técnico para o desenvolvimento de motores da FPT. Com um investimento previsto de R$ 10 milhões, o centro será instalado no bairro Horto, região Leste da capital.

“A Iveco é uma grande empresa do nosso estádio, vem investindo muito em tecnologia, em aumentar sua mix de produtos, agora levou os caminhões pesados. A Fiemg já tem uma parceria na formação de mão de obra, na formação de mão de obra feminina, com a inclusão de mulheres na linha de montagem. Agora, vamos fechar uma parceria com investimento no centro de treinamentos de todos os concessionários Iveco do Brasil. Isso, com certeza, vai trazer os mais de 100 concessionários a fazer seu treinamento de mecânicos e comerciais para fazer o treinamento”, afirmou Roscoe.

“Tenho certeza que poderemos no futuro trazer investimentos e cursos para outras montadoras. A ideia é atrair novos fornecedores para o cinturão de fornecedores da Iveco para aumentar a competividade dos caminhões da Iveco, aumentar o índice de nacionalização e de mineirização dos fornecedores, empresas que ficam próximas”, analisou o presidente da Fiemg.

Em encontro com empresários italianos, Zema falou sobre a importância dos investimentos no setor de infraestrutura e sobre os benefícios com o setor privado para a geração de empregos.

“Minas tem a maior malha viária do Brasil e devido às dificuldades financeiras não recebeu a atenção adequada. Agora, estamos recuperando e mês a mês o percentual de estradas ruins está caindo. Eu visito 6 ou 8 cidades, faço questão de ir toda semana, e escuto que algumas pessoas já conseguem vender a produção de frutas, porque o caminhão trepida menos e a produção não chega danificada”, afirmou Zema.

O presidente da Iveco na América Latina, Marcio Querichelli, afirmou que a parceria do grupo com a Fiemg e com o governo de Minas será fundamental para continuar o processo de expansão da empresa no estado.

“Dobramos nossa participação de mercado nos últimos 3 anos. Com maiores volumes, estamos agora focados na melhoria dae nossa competitividade para continuar crescendo. A localização de fornecedores em Minas é uma ação estratégica neste sentido”, afirmou Querichelli.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.