A Agência Nacional de Mineração repassou, ontem (31), aos estados e municípios produtores de minério o pagamento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) de maio, referente ao mês de abril. Foram repassados R$ 450,5 milhões. No entanto, segundo Waldir Salvador, consultor da Associação de Municípios Mineradores (AMIG), o governo ainda deve as parcelas de julho e agosto. O montante devido é de R$ 1bi.
A ANM alegou, anteriormente, que os atrasos estariam relacionados a um problema de processamento do sistema. No entanto, servidores denunciam sucateamento da Agência e estão em greve há três semanas.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou que a expectativa é regularizar todos os pagamentos em setembro. “Sabemos da importância da atividade mineral para a economia do nosso país. E, para garantir uma mineração ambientalmente responsável e que traga retornos sociais à população, precisamos de uma Agência forte, e é por isso que estamos trabalhando. Esta é a nossa prioridade no Ministério, e a regularização dos repasses é fundamental para a saúde financeira dos municípios e os consequentes investimentos em saúde, educação e segurança, por exemplo”, afirmou.