O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, nesta sexta-feira (11), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o
Somados os investimentos de estatais como a Petrobras e o setor privado, o governo federal prevê a injeção de recursos da ordem de R$ 1 trilhão até 2027.
Zema e o Novo PAC
Com agendas marcadas no interior do Estado durante toda a semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) não deve comparecer ao evento na capital fluminense. Todos os chefes de Executivo estadual foram convidados. O cerimonial da Presidência da República disse à reportagem, nesta quinta-feira (10), que o governador mineiro não havia confirmado presença.
Ao longo desta semana, o nome de
A relação entre o governador do Novo e o presidente do PT é uma incógnita sobre como as obras reivindicadas pela gestão de Zema serão recebidas nesse pacote de investimentos.
Leia mais:
De olho em investimentos, Lula fala sobre novo PAC com sultão petroleiro líder da COP28 BR-367: moradores cobram inclusão de estrada do Vale do Jequitinhonha no novo PAC do governo Lula ‘Infeliz e estapafúrdia’, afirma coordenador da bancada de MG sobre declaração de Zema
Nesta semana, em Belém (PA), onde participou da Cúpula da Amazônia, ao ser questionado pela Itatiaia, o ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que todos os governadores foram chamados pelo para apresentarem as suas listas de obras prioritárias.
“Neste primeiro momento, o Presidente Lula convidou os governadores e eles apresentaram três das suas prioridades. Esse processo foi feito em discussão com nossas equipes setoriais em cada um dos ministérios, onde cada uma dessas pautas foi apresentada e a discussão final foi feita com a Casa Civil”, disse o ministro.
Com base nisso, o governo federal levantou custos e escolheu quais obras estarão no novo PAC.
“A partir dos custos, necessidades, objetivos de cada um desses investimentos, o Presidente vai apresentar esse novo plano de investimento. O programa vai trazer obras e equipamentos importantes para o desenvolvimento do Brasil, como também vai gerar emprego, um dos motores para ajudar que nossa economia possa continuar crescendo”, destacou Filho.
Em 2 de agosto,
Novo PAC: obras em Minas
Em Minas Gerais, as obras previstas para o novo PAC são voltadas para a área de transportes, com algumas das velhas promessas para o estado, como as melhorias e construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte - que já foi concedido à iniciativa privada - e a duplicação da BR-381, cujo edital está previsto para ser lançado até o fim do ano.
A maior parte dos investimentos são concessões de estradas federais à iniciativa privada, mas há também obras com recursos da União - como a das BRs 262, 367, 135 e 352 e o projeto hidroagrícola de Jequitaí.