O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), na tarde desta quarta-feira (2) para discutir as obras consideradas prioritárias pelo governo de Minas para serem incluídas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado pelo governo Lula. A reunião ocorreu por videoconferência.
De acordo com o secretário da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), não há nenhuma pendência técnica em relação a documentos que o governo mineiro tem que apresentar para destravar as obras. Segundo ele, caberá ao governo federal analisar as demandas apresentadas por Minas e decidir quais delas serão incluídas no novo PAC.
Leia mais:
“O governo federal tem sido muito sensível em relação às nossas demandas sobre obras federais”, disse Aro à Itatiaia, acrescentando que há duas categorias: ações de infraestrutura, como as duplicações das BRs 381, 262 e 040, e de cunho social, como a construção da barragem de Jequitaí, no Norte de Minas.
“É uma demanda da região há mais de 50 anos. É uma obra que leva água para 19 cidades na região. Municípios que hoje faltam água, isso não vai acontecer mais. Você leva água para todas as comunidades, tem geração de energia, desenvolvimento econômico com a produção agrícola e também há a questão turística, como acontece em Furnas”, explicou Marcelo Aro. Ele estima que a barragem criará 50 mil empregos.
O governo Lula adiou por três vezes o lançamento do novo PAC. A previsão é que o programa, que deve ter orçamento de R$ 60 bilhões, seja lançado no dia 11 de agosto. Porém, segundo a CNN Brasil,
A reportagem procurou o Ministério da Casa Civil, mas ainda não obteve um posicionamento sobre a reunião. Rui Costa tem se reunido com diversos governadores para discutir o PAC. Nesta quarta-feira, ele divulgou nas redes sociais encontros com os governadores de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade).
Veja a lista apresentada pelo governo de Minas:
Duplicação e melhorias da BR-381 - (BH/Gov. Valadares)
Duplicação e melhorias da BR-262 - (João Monlevade/Espírito Santo)
Recuperação da BR-262 - (Uberaba/Betim)
Duplicação e melhorias da BR-040 - (Rio/BH)
Duplicação e melhorias da BR-040 - Rota dos Cristais (BH/Goiás)
Melhorias e recuperação da BR-251
Melhorias e recuperação da BR-116
Barragem Berizal (Norte de Minas)
Pavimentação e implantação da BR-367 (Salto da Divisa, Almenara, Virgem da Lapa e Berilo)
Recuperação da BR-135 (Manga e Itacarambi)
Barragem Rio Gravatá (Vale do Jequitinhonha)
Barragem Jequitaí (Norte de Minas)
Manutenção da concessão do Metrô da RMBH
Pavimentação da BR-352 - (Patos de Minas/Goiânia)