Uma pomba atingiu um transformador de energia da Câmara Municipal de Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (10) e deixou o Legislativo da capital mineira sem luz.
Em comunicado, a presidência da Casa informou que duas reuniões extraordinárias de comissões e três reuniões conjuntas para análise de projetos ficaram prejudicadas. A reunião ordinária da tarde, só vai acontecer se a energia for restabelecida.
“Na manhã desta quarta-feira, 10 de maio de 2023, por volta das sete horas da manhã, uma pomba chocou-se com o principal transformador de energia da Sede do Poder Legislativo. A ave veio a óbito e danificou o equipamento. Todo o edifício permanece sem energia elétrica. A CEMIG foi acionada de imediato, mas ainda não chegou no local”, diz a presidência da Câmara de BH.
“Duas reuniões extraordinárias de comissões permanentes e três reuniões conjuntas para análises de projetos de lei ficam prejudicadas, podendo ocorrer, caso seja a vontade de seus membros, mas sem transmissão e participação remota. A reunião plenária da tarde só poderá ocorrer caso a energia elétrica seja estabelecida. Todos os contatos possíveis para reestabelecer o funcionamento do parlamento estão sendo feitos”, informou a CMBH.
Sem gerador
Questionada pela reportagem da Itatiaia se a sede do Legislativo belo-horizontino tem um gerador próprio, a presidência da Casa informou que gestões anteriores “negligenciaram manutenções e melhorias” na subestação de energia.
“A CMBH tem uma subestação de energia pra transformar lá dentro. Gestões anteriores negligenciaram a realização de obras de manutenção e melhorias. Desde a gestão do Presidente Henrique Braga, há um plano de obras sendo executado (nesse momento estamos refazendo o telhado da ala A). A reforma da subestação e instalação de um gerador faz parte desse plano e está prevista para o ano que vem. Esse é uma obra mais complexa pelo tamanho do prédio e deverá parar os trabalhos da Câmara por 2 meses”, informou a CMBH.