Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Arthur Lira anuncia a formação do maior bloco da Câmara, com 173 deputados

Bloco conta com nove partidos, alguns de centro-esquerda e outros de centro-direita

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), anunciou a formação de um bloco com nove partidos e 173 deputados. O bloco que conta com o PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, PSB, PDT, Solidariedade, Avante e Patriota será o maior do parlamento.

“Meus parabéns aos 173 deputados de União Brasil, Progressistas, PDT, PSB, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Avante e Patriota por conseguirem conciliar suas diferenças para formar o maior bloco parlamentar da Câmara dos Deputados”, anunciou Lira em suas redes sociais na quarta-feira (12).

Lira afirmou que o bloco tem diferenças ideológicas, mas que vai priorizar os projetos mais importantes para o país.

“Juntos, demonstramos que diferenças ideológicas são menos importantes que os interesses maiores do Brasil. Sempre defendi o fortalecimento partidário como mecanismo fundamental na consolidação da nossa democracia”, disse o deputado.

Com 173 deputados, o grupo será o maior da Casa, ultrapassando a aliança formada pelo Republicanos com PSD, MDB, Podemos e PSC, que tem 142 parlamentares.

Há uma avaliação no Congresso de que os petistas, assim como o PL, vão se manter isolados. A federação formada pelo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PCdoB-PV) soma 81 deputados, enquanto a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro tem 99.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais