Ouvindo...

Rosa Weber envia à PGR pedido de investigação contra presidente do PL

Líder do PT no Senado apresentou notícia-crime contra Valdemar Costa Neto

Ministra Rosa Weber encaminhou pedido contra Valdemar Costa Neto para análise da PGR

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, enviou um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) de investigação do ex-deputado Valdemar Costa Neto, presidente do PL, por suposta destruição de propostas com decretos de Estado de Defesa.

Veja mais: Valdemar Costa Neto diz que ataques aos Três Poderes foram culpa do governo Lula

Em entrevistas nesta semana, Valdemar afirmou que já recebeu várias propostas com pedidos para se instaurar um Estado de Defesa, como o que foi encontrado em minuta na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

“Tinha gente que colocava [as propostas] no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo. Advogados me mandavam como fazer utilizando o artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar. Vi que não tinha condições, e o Bolsonaro não quis fazer nada fora da lei”, disse o presidente do PL.

A ministra Rosa Weber pede que a PGR avalie o conteúdo das declarações. “Sendo assim, dê-se vista dos autos, pelo prazo regimental, ao Senhor Procurador-Geral da República, Augusto Aras, a quem cabe a formação da opinio delicti nos feitos criminais de competência desta Suprema Corte”, disse a ministra.

O pedido de investigação partiu do líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, que apresentou uma notícia-crime no STF contra Valdemar Costa Neto. O caso está sob relatoria do ministro Luiz Fux, mas como o Judiciário ainda está de recesso, coube à Rosa Weber fazer o pedido à PGR.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.