Ouvindo...

Deputados do PT criticam Zema por fala sobre uma suposta ‘vista grossa’ para invasões em Brasília

Petistas usaram as redes sociais para rebater declaração do governador de Minas

Petistas criticaram fala do governador Romeu Zema sobre suposta ‘vista grossa’ em dia de ataques em Brasília

A declaração do governador Romeu Zema (Novo) sobre uma suposta “vista grossa” do governo federal no dia em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e vandalizadas irritou deputados do PT, que consideraram a acusação “ilógica e desrespeitosa”.

Veja mais: Zema diz que governo Lula pode ter feito ‘vista grossa’ em invasões das sedes dos Três Poderes

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Zema insinuou que o governo pode ter permitido propositalmente as invasões. “Me parece que houve um erro da direita radical, que é minoria. Houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse de vítima. É uma suposição. Mas as investigações vão apontar se foi isso”, disse.

Horas depois da declaração, vários deputados petistas foram às redes sociais criticar o governador. “Zema, notório bolsonarista, em uma tentativa desesperada de minimizar a gravidade dos atos golpistas ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro, faz acusações ilógicas e desrespeitosas ao governo federal. Mais um constrangimento para Minas Gerais, um estado de tradição democrática”, escreveu a deputada Macaé Evaristo.

O presidente do PT em Minas, o deputado Cristiano Silveira, também usou as redes para criticar a declaração de Zema. “Ao invés de responsabilizar os verdadeiros culpados pelos atos terroristas, o governador prefere levantar suspeitas contra Lula. Mais uma vez, Zema mostrou de que lado está!”, disse o deputado.

A deputada Andréia de Jesus (PT) afirmou que Zema distorce os fatos ao responsabilizar o governo federal pelos atos de vandalismo na capital federal. “Zema adotando a mesma tática bolsonarista de distorcer os fatos. Colocar a culpa no próprio Lula pela tentativa de golpe e depredação dos três poderes”, disse a deputada.

“Zema agora quer culpar o governo federal pelos atos terroristas em Brasília, dizendo que ocorreu um erro talvez até proposital. Acho que o governador está precisando ler a Constituição Federal, concordam?”, questionou o deputado Leonardo Monteiro (PT).

Procurado pela reportagem da Itataiaia para comentar as críticas feitas pelos deputados petistas, o governo de Minas informou que não vai se manifestar.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.