Trump retira tarifas de 40% sobre alguns produtos brasileiros

Decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos vai retroagir até o dia 13 de novembro e beneficiar o agro

Lula e Trump tiveram o primeiro encontro oficial em outubro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai reduzir a sobretaxa de 40% sobre a exportação de determinados produtos agrícolas brasileiros. O decreto do republicano foi assinado nesta quinta-feira (20).

Leia também

Segundo Trump, a decisão foi tomada após considerar informações e recomendações fornecidas durante as negociações com o governo brasileiro. “Em meu entendimento, essas modificações são necessárias e apropriadas para lidar com o estado de emergência nacional declarado no Decreto Executivo 14323”, disse Trump.

Trump ainda citou as conversas particulares que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um dos fatores que contribuíram para ter novas informações sobre o comércio com o Brasil. Segundo o decreto, as isenções são retroativas ao dia 13 de novembro, prevendo o pagamento de reembolso de acordo com a legislação.

A lista de produtos isentados inclui centenas de itens do agronegócios brasileiro. As tarifas foram zeradas inclusive para café e carne bovina, dois dos principais itens da balança comercial brasileira com os americanos. Também foram isentos frutas como banana e açaí, produtos que não são cultivados em solo norte americano.

Na última quinta-feira (13), os Estados Unidos já haviam anunciado a isenção das tarifas recíprocas de 10% impostas em abril. No entanto, as sobretaxas haviam sido mantidas a sobretaxa de 40% que foi criada em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal, por tentativa de golpe.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...