A pesquisa mensal de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), voltou a cair em setembro, atingindo 101,6 pontos. O índice, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), baixou para o menor patamar dos últimos dois anos, com queda de 0,9% ante agosto, de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (24).
A intenção de consumo também caiu em 1,9%, se comparado a setembro de 2024. O índice apresentou queda na maioria dos itens apurados, com exceção no nível de emprego atual, que cresceu +0,1% e bateu 125,5 pontos pelo
Por outro lado, o índice de acesso ao crédito foi o único indicador que cresceu na comparação com o ano passado, chegando em 95,2 pontos (+1,5%). Essa variação positiva anual foi acompanhada por uma queda na comparação mensal (-0,6%), mostrando uma cautela das famílias no curto prazo com o mercado de crédito, mas ainda em um patamar melhor do que 2024.
O acesso ao crédito contrasta com a percepção dos consumidores em relação à compra de bens duráveis, que teve a maior retração no período de um ano (-6,9%), caindo para 64,2 pontos. Para o economista da CNC, João Marcelo Costa, a pesquisa mostra um paradoxo em relação a alta da
“A pesquisa deixa clara a existência de um paradoxo: apesar da percepção do acesso ao crédito ser maior, o uso permanece contido, refletindo o impacto da taxa Selic elevada e o risco de desequilíbrio financeiro das famílias”, disse o especialista.
Consumo cai em todas as faixas de rendas
Em famílias que recebem até 10 salários mínimos, a queda no ICF na comparação mensal foi de 0,8%, para 99,1 pontos. Se comparado com setembro de 2024, a baixa foi de 1,4%. Enquanto as famílias com renda média acima de dez salários mínimos, a queda mensal foi de 1,4% para 114,2 pontos. Na variação anual, a queda foi de 3,4%
Para o presidente do sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o resultado de setembro indica que as famílias estão receosas com o cenário de alta do emprego, ao mesmo tempo em que enfrentam juros elevados. “Esse cenário limita o consumo e gera o alerta sobre a necessidade de preservar o poder de compra da população”, afirmou.
A pesquisa ICF é um indicador antecedente do potencial das vendas no comércio, apurado mensalmente pela CNC. Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores, em que o índice abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica satisfação.