Ouvindo...

IBGE vai abrir concurso para contratar quase 10 mil temporários

Instituto vai contratar servidores temporários para garantir a continuidade de pesquisas de abrangência nacional

Edital será publicado até novembro, com provas marcadas para janeiro de 2026

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai lançar um processo seletivo simplificado para contratar quase 10 mil trabalhadores temporários para garantir a continuidade das pesquisas de abrangência nacional. Detalhes do certame foram anunciados nesta quinta-feira (23) pelo presidente da instituição, Marcio Pochmann.

O certame será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A publicação dos editais está prevista para o mês de novembro, com as provas sendo realizadas em janeiro de 2026 e a divulgação dos resultados no final de março.

Segundo o IBGE, o processo ofertará 8.480 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e 1.100 vagas para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ). Para Marcio Pochmann, o concurso é estratégico para o funcionamento do instituto e uma oportunidade de “qualificação profissional”.

“O PSS para temporários é fundamental para o funcionamento das pesquisas estatísticas e geográficas do país. Ele permite a contratação de profissionais que atuam na coleta de dados atualizados e de alcance nacional, Em síntese, o processo reforça o papel do IBGE como instituição estratégica para o desenvolvimento nacional, ampliando sua capacidade operacional e fortalecendo o Sistema Estatístico e Geográfico Brasileiro”, disse.

O prazo de duração dos contratos será de um ano, prorrogável por até três anos. A última vez que o IBGE realizou um concurso foi em 2023, para a contratação de 8.141 servidores temporários para a elaboração de pesquisas.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.