Ouvindo...

Fed deve fazer primeiro corte de juros desde 2024

Em Wall Street, a aposta quase geral é um corte de 0,25 ponto porcentual,

Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, deve cortar os juros em 0,25 ponto percentual

A reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) que começou nessa terça-feira (16) e termina nesta quarta-feira (17) deve culminar na decisão de corte de juros pela primeira vez desde o final do ano passado.

O encontro, primeiro com o indicado do presidente Trump, Stephen Miran, tem o desafio de propor um caminho que calibre a política monetária, considerando a inflação fora da meta, sem afetar negativamente a economia dos Estados Unidos, em desaceleração.

Em Wall Street, a aposta quase geral é um corte de 0,25 ponto porcentual, segundo a plataforma CME Group. Se o movimento se confirmar, os juros americanos passarão para o intervalo de 4% a 4,25% ao ano, após cinco reuniões consecutivas nas quais as taxas permaneceram inalteradas.

A grande mudança desde a última decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) foi o sinal mais forte de esfriamento do mercado de trabalho nos EUA, o que elevou o desemprego no país. O primeiro alerta veio em julho, quando o país criou 73 mil novas vagas, ante expectativas que apontavam para 101 mil. Além disso, os dados de maio e junho foram revisados, o que resultou em uma baixa de 258 mil postos. Agosto chancelou a expectativa de corte de juros pelo Fed após os EUA criarem 22 mil empregos no mês, muito aquém dos 76 mil previstos.

“Resguardar o mercado de trabalho se tornou a principal prioridade do Fed, e é muito provável que isso leve a um corte de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros nesta semana”, diz o time de economistas do Goldman Sachs liderado por Jan Hatzius.

*Com agências

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.