Ouvindo...

Órbi Conecta | Menos vazamento, mais economia: aplicativo já monitora consumo de água e gás

Startup mineira, integrante do Órbi Conecta, a SeuConsumo atende a cerca de 3 mil condomínios em 13 estados brasileiros, permitindo a mensuração do consumo de água e gás e a detecção de vazamentos em condomínios

A SeuConsumo monitora e evita desperdício de gás

Há dois anos, a SeuConsumo, startup que nasceu na capital mineira há 19 anos, consolidou sua presença no Órbi Conecta, hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social, marcando uma fase de intensa expansão e aprimoramento tecnológico. Liderada pelo engenheiro civil Victor Aguiar, a empresa mineira oferece a individualização do consumo de água e gás em empreendimentos residenciais e comerciais, com uma metodologia de monitoramento contínuo que já alcança cerca de 3 mil condomínios em 13 estados brasileiros e também nos Estados Unidos.

A tecnologia funciona de forma inteligente e sem complexidade estrutural. “Medidores instalados em cada unidade transmitem os dados via sinal de rádio para um dispositivo central, o LegitFix, que armazena e repassa as informações para uma plataforma de gestão”, explica o CEO da empresa, Victor Aguiar.

Essa solução dispensa cabeamento e garante uma coleta contínua e confiável. Enquanto a maioria das tecnologias disponíveis hoje oferece leituras mensais ou diárias, o sistema desenvolvido pela empresa permite o registro de dados a cada minuto, processando 600 milhões de leituras por mês no total.

Victor Aguiar, CEO da SeuConsumo, startup integrante do Órbi Conecta

O impacto mais imediato e significativo dessa precisão é a detecção rápida de vazamentos. Algoritmos identificam alterações de consumo em tempo real e geram alertas, evitando que problemas se traduzam em contas elevadas. Um exemplo ocorreu em um condomínio de 34 apartamentos em Belo Horizonte, onde a conta mensal de água caiu de R$ 17 mil para R$ 8 mil, após a individualização e a detecção de vazamentos em tempo real.

Os dados da SeuConsumo revelam que, em média, 3% das unidades monitoradas apresentam vazamentos a cada mês, com uma vazão média de 57 litros por hora por ocorrência. Em muitos casos, o desperdício evitado graças à tecnologia ultrapassa 40 mil litros em um único evento. Além disso, a detecção de vazamentos pode ocorrer em um período de 4 a 24 horas, dependendo do volume.

A trajetória da SeuConsumo é de pioneirismo. Foi responsável pelo primeiro empreendimento da América do Sul a receber medição individualizada hora a hora, um cliente que permanece com a empresa desde 2011 e acaba de renovar seu contrato. Além de condomínios residenciais, a empresa atende clientes industriais e grandes empresas, incluindo o BH Shopping, Shopping Cidade, Belgo e o Mercado Central.

Outro destaque é que a inovação da empresa não se limita à tecnologia, mas também engaja o comportamento do usuário. “Com base em estudos de psicologia comportamental onde a visibilidade do consumo pode gerar reduções de até 30%, lançamos um aplicativo que permite aos moradores acompanhar o consumo diretamente pelo celular”, explica Victor. Segundo ele, a ferramenta oferece acesso ao histórico e envia notificações sobre vazamentos ou consumo fora do padrão, fortalecendo a conscientização e incentivando o uso racional.

SeuConsumo: sem desperdício de água

Victor visualiza um futuro em que o valor da água seja mais tangível. “Enxergamos que fatalmente a gestão da água vai se tornar algo como gestão da sua conta bancária. Em tempo real e online, na palma da mão, não vamos ter que aguardar a conta chegar para entender o seu consumo”, avalia. Essa visão impulsiona a expansão geográfica da empresa, que está abrindo uma filial em Vitória e planeja uma ampliação de sua atuação nos Estados Unidos.

Leia também

O Órbi Conecta é um hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social fundado em Belo Horizonte por Inter, MRV&Co e Localiza&Co e mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.