Ouvindo...

Órbi Conecta | MeEventos transforma gestão de eventos com tecnologia e prevê faturamento de R$ 7 milhões

Plataforma desenvolvida por startups integrante do Órbi Conecta já é usada em 1 a cada 10 eventos no Brasil

Thalles Brandão, Tiago Ferreira e Gisele do Carmo, sócios da MeEventos

Nos anos 2010, no auge das cabines de fotos em grandes eventos, o empresário Tiago Ferreira desenvolveu um sistema de orçamento e agendamento para sua própria cabine, tamanho era o número de pedidos que recebia. O sucesso do sistema o fez perceber uma demanda maior no mercado e, em 2014, Tiago fundou uma nova empresa mirando todo o setor de eventos. A MeEventos é uma plataforma integrada para a gestão de eventos que, em 2024, faturou R$ 4 milhões e projeta atingir R$ 7 milhões em 2025. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o próprio consumo do setor deve crescer 8,4% neste ano em comparação ao anterior, o equivalente a R$ 141,1 bilhões.

A plataforma permite a administração completa de eventos, desde o gerenciamento de equipes e freelancers até o controle financeiro. Hoje, a MeEventos é usada para a gestão, em média, de 15 mil eventos por mês, atende 1,6 mil empresas de todo o setor de eventos no país, e sua plataforma conta com 8,5 mil usuários. Ainda em 2025, serão lançados módulos em inglês e em espanhol.

O software é voltado tanto para organizadores de eventos quanto para fornecedores, uma vez que permite ter uma visão 360 de seus negócios, integrando sistemas e áreas diferentes do setor. De fácil usabilidade, a plataforma tem o intuito de facilitar a organização de eventos. Além de funcionalidades que auxiliam a gestão — seja de agenda, fornecedores ou financeira — é possível administrar estoque, criar lembretes, listas e modelos de documentos e gerar relatórios estratégicos. Os usuários aumentam a eficiência e controle de operações, transformando a gestão de forma mais estratégica, organizada e integrada.

Oportunidade e superação

Nos primeiros anos da empresa, seu crescimento foi alimentado pelo “boca a boca”, todos os clientes chegavam à MeEventos por indicação. Quando a pandemia de 2020 começou, o mundo de Tiago caiu. Com o cancelamento dos eventos presenciais e uma quarentena que se arrastava, ele imaginou que viria até mesmo a fechar a empresa. Mas algo que ele não esperava aconteceu: os fornecedores estavam cada vez mais interessados no seu produto. Por quê? Com a aceleração digital e a impossibilidade de realizar os eventos marcados, “as empresas passaram a investir na reestruturação de suas operações, o que acelerou nossa evolução no mercado. Entramos em 2020 com 80 clientes e saímos com uma base de mais de 1 mil”, conta Tiago.

O crescimento repentino da MeEventos obrigou o empresário a fazer contratações rápidas para o time, que atualmente conta com mais de 30 colaboradores e tem outras duas pessoas na liderança: Thalles Brandão, sócio e CTO, e Gisele do Carmo, sócia e CFO. Para Tiago, uma das grandes conquistas dessa fase foi a abertura de uma sede própria em sua cidade, Belo Horizonte.

Órbi Conecta

“Mais do que trocar experiências com outros empreendedores é ver outras startups crescendo ao seu lado. A gente vê o que é possível e se espelha; ajuda a se imaginar lá na frente também. Algo que me marcou foi, antes da pandemia, ver os funcionários de uma startup tirando foto dentro da piscina de bolinhas. Pensei: um dia quero ter um time que encha a piscina. Anos depois, voltei lá e fiz essa foto. O ambiente colaborativo inspira e faz acontecer”, conta Thiago sobre ser integrante da Rede Órbi Conecta, hub localizado no bairro Lagoinha, na capital mineira.

O Órbi é uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) que conecta startups, empresas, governo, academia e comunidades para cocriar soluções com impacto real em território, educação e inovação. Suas frentes de atuação se estruturam em três unidades: Órbi ICT (soluções e articulação em tecnologias emergentes), Órbi Academy (formação em IA e habilidades digitais), e Órbi SA (inovação aberta, eventos e comunidade). Foi fundado em 2017 por Inter&Co, MRV&Co, Localiza&Co e pela comunidade San Pedro Valley.

Mais eventos, menos improviso: MeAcademy capacita em gestão, finanças e vendas

Dentro da nova sede, um moderno auditório se destaca e já se tornou palco para a MeAcademy, um projeto que visa capacitar os profissionais do setor de eventos.

A MeAcademy tem o objetivo de formar os trabalhadores do setor em excelentes gestores dos seus negócios. “Queremos ajudar os produtores, os fornecedores, a desenvolverem suas empresas de forma consistente”, afirma o CEO. A iniciativa oferece cursos de gestão, finanças e vendas para eventos, tanto presencialmente quanto online, contribuindo para transformar o segmento. De acordo com a Abrape, neste ano haverá um aumento de 1,1% no número de empregos formais no setor, o que representa a geração de mais 45,2 mil postos de trabalho em todo o país.

Soluções para a rotina de eventos

Paralelamente, a MeEventos anuncia o MeHub, um hub de inovação pensado para atender necessidades específicas do mercado de eventos. Em 2025, serão lançados 27 novos produtos, que vão desde soluções para assinatura digital de documentos até gestão de stands em feiras. “No MeHub, mapeamos as necessidades reais dos nossos clientes e as lacunas do mercado para criar integrações à nossa plataforma que possam atender qualquer tipo de evento”, explica Tiago. Visto que 2025 deve fechar com um crescimento de 3,1% no número de empresas abertas no setor (103, mil), segundo projeções da Abrape, o MeHub surge como uma aposta estratégica para transformar o improviso em processos consolidados.

Saiba mais em: meeventos.com.br.

Leia também

O Órbi Conecta é um hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social fundado em Belo Horizonte por Inter, MRV&Co e Localiza&Co e mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.