Belo Horizonte passa a ter um novo capítulo na interseção entre Direito, tecnologia e transformação social. O advogado tributarista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Valter Lobato, acaba de adquirir relevante participação do hub Inverso, iniciativa dedicada à inovação no mercado jurídico, a vertical jurídica do Órbi ICT. Com mais de três décadas de atuação na advocacia e sólida trajetória acadêmica, Lobato se junta ao fundador do Inverso, o investidor e empreendedor, Christiano Xavier, para ampliar o papel do hub como espaço de desenvolvimento de soluções para os desafios contemporâneos do Direito, em especial diante da revolução tecnológica e da profunda reforma tributária em curso no Brasil.
Uma carreira entre a advocacia, a sala de aula e o compromisso social
Natural de Belo Horizonte, Valter Lobato é formado em Direito, com mestrado e doutorado em Direito Tributário. Advoga há 33 anos e é professor universitário há mais de duas décadas, sendo atualmente docente da UFMG, após passagem por instituições como a Faculdade Milton Campos. Ele também já ocupou cargos relevantes na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como a direção da Escola Superior de Advocacia.
A sua trajetória vai além dos tribunais e da sala de aula. Lobato construiu, ao longo dos anos, uma atuação fortemente vinculada à educação e à transformação social. Elemento que, segundo ele, dialoga diretamente com o que o atraiu no Inverso e o lugar onde fica sediado — o Instituto de Ciência e Tecnologia Órbi (Órbi ICT), criado pelas empresas MRV, Inter e Localiza e atualmente liderado por Christiano Xavier, com o propósito de transformar o bairro da Lagoinha em um polo digital e cultural e fazer de BH uma referência em desenvolvimento tecnológico.
Lobato participa, na UFMG, além das matérias de Direito Tributário, iniciativas inovadoras como o projeto “Incluir Direito”, iniciativa que conecta estudantes negros e negras a grandes escritórios de advocacia, promovendo diversidade no mercado jurídico. Em quatro anos, o projeto já beneficiou cerca de 80 alunos, com mentoria e inserção profissional. Além dele, Lobato também coordena a Liga Acadêmica de Direito Financeiro e Tributário (LAFT) iniciativa dos alunos e que, além de tantos braços internos, procura levar à sociedade os ensinamentos sobre Cidadania Fiscal.
“Vamos às escolas ensinar o conceito de cidadania, o que é cidadania fiscal e quais são os direitos e deveres do cidadão diante dos tributos”, explica o tributarista. Para ele, esse envolvimento territorial parte de uma visão de mundo: “Tudo o que fala do social me interessa muito, sempre me interessou a vida inteira.”
Inverso: inovação jurídica
Fundado em 2022, o Inverso é o primeiro e único hub jurídico a nascer dentro de um mercado no mundo, o Mercado Novo, em BH, e vem se consolidando como um espaço de discussão, aprendizado “mão na massa” e conexão para impulsionar inovações significativas em organizações jurídicas que desejam liderar o espaço competitivo digital. Mais de 3.200 pessoas já passaram pelo hub em seus mais de 90 talks, eventos e workshops.
Em 2025, o Inverso se instalou no Instituto de Ciência e Tecnologia Órbi, o Órbi ICT, o que para Lobato é simbólico e de extrema importância. “Ter um ambiente altamente tecnológico em uma região historicamente marcada por desafios sociais é uma afirmação de que inovação e inclusão social não são agendas separadas”, destaca.
O fundador do Inverso e CEO do Órbi ICT Christiano Xavier também é sócio das empresas BlueTape, LSD agência, Future Law e Garage X, além de mestre em Direito dos Negócios, especialista em Finanças e coordenador da RDTec, revista sobre a relação entre Direito e novas tecnologias, da Editora Revista dos Tribunais. Xavier já liderou mais de 200 projetos de inovação em grandes empresas e escritórios, com R$ 300 milhões em resultados, mostrando eficiência operacional e ajudando a construir marcas memoráveis.
Christiano Xavier, fundador da Inverso, vertical jurídica do Órbi ICT
Xavier comenta a aquisição de parte do hub por Lobato: “A entrada do Valter como sócio do Inverso é, para mim, motivo de entusiasmo e de muito respeito. Ele tem uma trajetória que eu admiro profundamente, além de uma sensibilidade social rara no mercado jurídico. Ter alguém com esse perfil ao nosso lado fortalece não só o Inverso como negócio, mas, principalmente, como projeto que acredita na inovação com propósito.”
Embora o Inverso tenha nascido com foco claro no mercado jurídico, a dimensão social é constitutiva dos sócios. “Talvez hoje o Inverso ainda não tenha uma vertical social estruturada, mas é inevitável que ele venha a existir. Isso faz parte do nosso DNA, meu e do Christiano”, declara Lobato.
Reforma tributária, IA e o futuro do Direito
Entre as prioridades do Inverso a partir da nova sociedade está o aprofundamento dos debates sobre a reforma tributária brasileira, considerada por Lobato como a maior mudança estrutural no sistema fiscal do país desde a Constituição de 1988. “Ela é profundamente baseada em tecnologia e exigirá investimentos relevantes”, afirma.
Além disso, o hub pretende ampliar seus programas voltados à inteligência artificial no Direito, tema que, segundo Lobato, ainda é tratado de forma superficial no meio jurídico. “Os tribunais já utilizam IA, mas pouco se discute sobre viés, transparência e o chamado devido processo tecnológico”, alerta.
Outra ideia em desenvolvimento é a criação de Laboratórios Jurídicos (Labs) em parceria com universidades e instituições como a OAB, voltados à pesquisa e solução de problemas estruturais do mercado jurídico, como a gestão de escritórios, o excesso de litigiosidade e os desafios da transformação digital.
Conheça o Inverso
Fundado em 2022, o hub vem sendo um espaço de discussão, aprendizado “mão na massa” e conexão para impulsionar inovações significativas em organizações jurídicas que desejam liderar o espaço competitivo digital. Mais de 3.200 pessoas já passaram pelo Inverso nos seus mais de 90 talks, eventos e workshops. Em 2025, o Inverso se uniu ao Órbi ICT, fundado pelas empresas MRV, Inter e Localiza, que tem como propósito a transformação do bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte, em um polo digital e cultural e fazer da cidade uma referência em desenvolvimento tecnológico.
Conheça o Órbi ICT
Órbi Instituto de Ciência e Tecnologia articula pesquisa aplicada, formação técnica e modelos de negócio sustentáveis para impulsionar a inovação a partir de Belo Horizonte. Um modelo que evoluiu desde a sua fundação, em 2017, uma iniciativa das empresas MRV&CO, Inter e Localiza&Co. Sediado no bairro Lagoinha, na capital mineira, atua como laboratório urbano que conecta empresas, universidades, poder público e comunidades. Entre suas iniciativas está a Montanha Digital, com foco em transformar a região em polo de tecnologia e economia criativa, integrando desenvolvimento econômico e fortalecimento territorial. Atualmente reúne uma comunidade de mais de 50 startups, PMEs e grandes corporações como: Grupo Bamaq, Sucos Tial, Evolua Energia, Rede Mater Dei de Saúde, Sinduscon-MG, que atuam com foco em impacto pela inovação, empreendedorismo, e a competitividade sustentável e responsável.