Saiba tudo sobre a Black Friday: promoções, dicas e mais

Guia reúne dicas para evitar fraudes, melhores horários para fazer compras e como comparar preços durante a maratona de promoções

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

A Black Friday nesta sexta-feira (28) deve registrar o maior volume de vendas na ordem de R$ 5,4 bilhões, de acordo com projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O montante representa um aumento de 2,4% em relação ao resultado de 2024, dando um impulso ao comércio neste ano.

Nesta matéria, a Itatiaia vai reunir todas as informações sobre o principal evento de vendas do comércio antes do natal, desde curiosidades sobre a data, promoções de diversos itens e dicas para aproveitar o momento e não cair em fraudes.

Melhor horário para fazer compras

A Black Friday vai exigir agilidade do consumidor para aproveitar as melhores promoções, que com estoques limitados podem acabar em uma velocidade muito rápida assim que surgirem no comércio eletrônico. Segundo pesquisa da Promobit, plataforma de descontos do CASH3, os melhores preços devem aparecer logo na madrugada desta sexta-feira (28).

Porém, a pesquisa mostra que a sexta-feira, data oficial da Black Friday, concentra boas oportunidades para quem não consegue acompanhar a virada. Na tarde de sexta, às 15h, a plataforma registra em média 201 ofertas, com desconto médio de 35%. Veja os melhores horários.

Aplicativos para comparar preços

Apesar da ansiedade para as compras, o momento é de atenção para não cair na “black fraude”. Uma das principais maneiras de se precaver é usando sites e aplicativos que comparam preços, permitindo identificar quais promoções são verdadeiras, e quais são o famoso “metade do dobro”.

O ideal para os consumidores é começar a pesquisar os preços um mês antes da Black Friday, montando uma base de comparação para quando o momento da compra chegar. Plataformas gratuitas como o Zoom, Buscapé, BondFaro, Google Shooping e Promobit, são verdadeiros aliados no período.

Guias de compras

Pesquisas econômicas

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...