A Black Friday desta sexta-feira (28), além de ser uma oportunidade para antecipar as compras de fim de ano, exige cuidado dos consumidores para não caírem em fraudes. Neste ano, a maratona de compras deve movimentar cerca de R$ 5,4 bilhões da economia brasileira, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O montante representa um aumento de 2,4% em relação ao resultado de 2024, dando um impulso ao comércio neste ano. Apesar dos bons números, especialistas alertam para os cuidados que devem ser tomados durante as compras online.
Para Gilberto Reis, diretor de operações da Runtalent, empresa de soluções digitais especializada em consultoria de TI, os criminosos estão cada vez mais sofisticados no uso de tecnologias e inteligência artificial para enganar consumidores.
“Hoje, o phishing automatizado, os chatbots falsos e os anúncios fraudulentos em redes sociais estão entre as principais estratégias. O usuário precisa redobrar a atenção, especialmente diante de ofertas muito abaixo do preço de mercado”, alerta.
O especialista destaca que é preciso manter cuidado o ano inteiro, não somente durante a temporada de compras de fim de ano. “Cuidados como usar senhas fortes e únicas, ativar autenticação em dois fatores e manter o sistema operacional e o antivírus sempre atualizados reduzem significativamente as chances de de golpes”, explica
Confira sinais de alerta para se proteger
URL falsas ou parecidas com as originais
Os criminosos costumam criar endereços que lembram as grandes plataformas varejistas, geralmente trocando ou adicionando letras que se camuflam no URL. Antes de fazer uma compra, é preciso verificar cuidadosamente o domínio. Desconfie de site com terminações incomuns (.net, .org) e de links compartilhados por mensagens ou redes sociais.
Falta do cadeado de segurança e do HTTPS
Sites legítimos e confiáveis usam criptografia de ponta para proteger as informações dos usuários. A recomendação é confiar se há o ícone do cadeado na barra de endereços, e se o link começa com https://. O “S” geralmente vai indicar uma conexão segura.
Pedidos de dados pessoais ou bancários
As plataformas confiáveis não pedem informações sensíveis via formulário, mensagem ou chat externo. É recomendável que o consumidor evite preencher dados em links desconhecidos antes de confirmar se o ambiente de pagamento é seguro.
Chatbots falsos
Chatbots falsos com inteligência artificial estão sendo usados para enganar os consumidores. Essas armadilhas aparecem em sites clonados, pop-ups ou mensagens no WhatsApp, oferecendo descontos exclusivos que podem não existir. Por meio dos bots, os criminosos solicitam dados pessoais, número do cartão e código de segurança.
Avaliações e histórico de vendedores
Antes de efetuar uma compra, o ideal é verificar o histórico e as avaliações do vendedor ou da loja. Perfis criados recentemente, sem comentários ou avaliações, podem indicar contas criadas para aplicarem fraudes. Plataformas consolidadas oferecem sistemas de reputação e canais seguros de comunicação, por isso é mais seguro realizar a transação dentro desses ambientes.