Black Friday: Fire TV ou Chromecast? Saiba qual comprar

Aparelhos que se ligam na televisão por meio do HDMI transformam qualquer modelo em uma Smart TV

Aparelhos transformam TVs antigas em Smart TV

Com o avanço do streaming, aparelhos que permitem a reprodução de aplicativos ganharam popularidade nos últimos anos. A busca pela melhor TV box homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) leva os consumidores a uma dúvida central: é melhor escolher um Fire Stick TV da Amazon, ou um Chromecast do Google?

Black Friday 2025: data, promoções, dicas e tudo o que você precisa saber

Ambas as opções são excelentes para quem quer transformar aparelhos de televisão antigos em uma central de entretenimento moderna, apenas com uma conexão HDMI. A Itatiaia preparou um guia para te ajudar a escolher a opção ideal na Black Friday.

O que é uma TV box ou streaming stick?

Uma TV box ou streaming stick é um dispositivo que se conecta à sua televisão, pela entrada HDMI, e conectado na internet. Sua função é dar acesso a aplicativos como Netflix, YouTube, Prime Video, Disney+, entre outros, além de jogos e outros apps, transformando qualquer TV em uma Smart TV.

O selo de homologação da Anatel é fundamental. Ele garante que o produto foi testado e aprovado para operar no Brasil, atendendo a padrões de segurança elétrica e de radiofrequência (Wi-Fi e Bluetooth).

Amazon Fire Stick

A linha Fire TV da Amazon é conhecida por sua simplicidade e integração com o ecossistema da empresa, como, por exemplo, assistente de voz da Alexa.

  • Sistema Operacional: Fire OS, uma versão modificada do Android com uma interface focada em destacar o conteúdo da Amazon, como o Prime Video.
  • Assistente de Voz: Totalmente integrado com a Alexa. O controle remoto possui um microfone dedicado para comandos de voz, permitindo buscar filmes, abrir aplicativos, controlar dispositivos de casa inteligente e muito mais.
  • Interface: Organizada em blocos e menus simples, o que a torna muito intuitiva para a maioria dos usuários.
  • Vantagens: O controle remoto é um dos seus pontos fortes, sendo prático e funcional. A integração com a Alexa é um grande diferencial para quem já utiliza a assistente em outros dispositivos.

Chromecast com Google TV

O Chromecast evoluiu com outros competidores no mercado, e deixou de ser um simples transmissor de conteúdo do celular para um sistema streaming completo com o Google TV.

  • Sistema Operacional: Google TV, que é uma interface otimizada rodando sobre o Android TV. Sua principal característica é agregar conteúdo de diferentes serviços de streaming em uma única tela inicial, oferecendo recomendações personalizadas.
  • Assistente de Voz: Integrado com o Google Assistente, acessível pelo microfone no controle remoto. Permite buscar conteúdo e se integra perfeitamente com o ecossistema Google (YouTube, Google Fotos, etc.).
  • Interface: Moderna e focada na descoberta de conteúdo. Em vez de abrir cada app, a tela principal sugere filmes e séries de todos os seus serviços assinados.
  • Vantagens: A capacidade de agregar e recomendar conteúdo é seu maior trunfo. Para quem usa intensamente os serviços Google e smartphones Android, a integração é mais fluida.
Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...