Saiba os principais motivos de reclamações da Black Friday

Monitoramento em tempo real do Reclame Aqui revela os principais motivos de protesto na maratona de compras

Reclame Aqui compartilha estatísticas em tempo real da Black Friday

A plataforma Reclame Aqui está monitorando as milhares de reclamações que são registradas no site na Black Friday, nesta sexta-feira (28), compartilhando estatísticas em tempo real dos principais problemas enfrentados pelos consumidores. Segundo o levantamento, 23,14% das reclamações estão relacionadas a atraso na entrega, seguido por problemas com o produto não recebido (11.97%).

O monitoramento começou por volta de 12h dessa quarta-feira (16). A última atualização foi computada às 15h desta sexta. O terceiro motivo que reúne mais reclamações é a propaganda enganosa, a famosa “black fraude”, com 11,09% dos registros.

Os consumidores ainda registram reclamações em relação ao estorno do valor pago (6,74%), quando há um arrependimento ou pedido de devolução da compra. Cobrança indevida reúne 4,85% das reclamações, seguido por problemas no cancelamento do pedido (3,68%).

Produto com defeito foi o motivo da reclamação de 3,34% dos consumidores, enquanto a entrega de um produto errado motivou 2,57% dos registros, e problemas na troca ou devolução no produto teve 2,23% das reclamações. Outros problemas, não especificados na pesquisa, reúnem 6,97% das reclamações.

Reclamações por produtos

O monitoramento do Reclame Aqui ainda registrou as reclamações por produtos comprados. Líder a lista os protestos em relação a compra de tênis, com 7,26%, seguido por celular, com 4,8%. Cartão de crédito aparece na sequência com 4,28% das reclamações, com televisão na sequência (4,17%)

Problemas com serviços de cadastro e assinatura fecham o TOP 5 das reclamações, com 3,82% dos registros. Entrega (3,29%) e serviço de entrega (2,56%), também aparecem com destaque. Fecham a lista os registros de reclamações com perfume (2,27%), geladeira ou refrigerador (2,19%) e jogos (1,95%).

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Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

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