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Black Friday 2025: data, promoções, dicas e tudo o que você precisa saber

Novembro abre a temporada de compras de fim de ano com a Black Friday, exigindo planejamento

Black Friday vai levar milhões de brasileiros a compras

O mês de novembro chega com a Black Friday elevando as expectativas de empresários e consumidores, abrindo a temporada de vendas de fim de ano. Nesta matéria, a Itatiaia vai reunir todas as informações sobre o principal evento de vendas do comércio antes do natal, desde curiosidades sobre a data, promoções de diversos itens e dicas para aproveitar o momento e não cair em fraudes.

Que dia é a Black Friday?

Tradicionalmente, a Black Friday cai na última sexta-feira do mês de novembro. Neste ano, a data será no dia 28 de novembro. Porém, desde o final de setembro as lojas já fazem um esquenta com diversas promoções e cupons de desconto para atrair os clientes.

A data vai ocorrer pouco menos de um mês antes do natal, se tornando uma oportunidade para os consumidores que quiserem antecipar os presentes. Contudo, é preciso ter cautela com as políticas de devolução e garantia, além das falsas promoções que levaram a data a ter a fama de “black fraude”.

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday é realizada após o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), um dos feriados mais importantes do calendário dos Estados Unidos, marcado este ano para a quinta-feira no dia 27 de novembro. O termo tem origem no mercado financeiro, mas como é conhecido hoje ganhou popularidade na Filadélfia, no estado da Pensilvânia. A polícia local usava a expressão para descrever o trânsito caótico causado no dia posterior ao feriado.

Veja as promoções do e-commerce

Amazon - A Amazon Brasil iniciou nessa segunda-feira (3) as ofertas antecipadas de Black Friday. Até o dia 20 de novembro, os clientes terão acesso a milhares de ofertas em mais de 50 categorias, com R$ 50 milhões em cupons. A empresa promete 70% de desconto, frete grátis e entrega no mesmo dia para clientes Prime.

Mercado Livre - O Mercado Livre vai investir R$ 100 milhões em cupons para a Black Friday, um crescimento de 150% em relação ao ano passado. Os descontos estão programados até o dia 1º de dezembro, a segunda-feira conhecida como Cyber Monday. A empresa disponibiliza descontos para milhares de itens, desde móveis e eletrodomésticos, até smartphones e itens de vestuário

Shopee - Um dos principais marketplaces asiáticos em funcionamento no Brasil, a Shopee vai fazer um aporte de R$ 36 milhões em campanhas de descontos na Black Friday. Do montante total, R$ 20 milhões serão destinados para o evento 11.11, o “dia dos solteiros” na China. Segundo a empresa, descontos e promoções serão oferecidos aos clientes durante todo o mês de novembro.

Aplicativos para comparar preços

Apesar da ansiedade para as compras, o momento é de atenção para não cair na “black fraude”. Uma das principais maneiras de se precaver é usando sites e aplicativos que comparam preços, permitindo identificar quais promoções são verdadeiras, e quais são o famoso “metade do dobro”.

O ideal para os consumidores é começar a pesquisar os preços um mês antes da Black Friday, montando uma base de comparação para quando o momento da compra chegar. Plataformas gratuitas como o Zoom, Buscapé, BondFaro, Google Shooping e Promobit, são verdadeiros aliados no período.

Pesquisas econômicas

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