Uma das principais datas do comércio mundial, a
Tradicionalmente, a Black Friday é realizada após o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), um dos feriados mais importantes do calendário dos Estados Unidos, marcado este ano para a quinta-feira no dia 27 de novembro.
Apesar do termo estar associado às compras, originalmente ele se referia a uma ocorrência histórica. No dia 24 de setembro de 1869, uma sexta-feira, o mercado de ações americano quebrou quando os magnatas Jay Gould e James Fisk tentaram, de maneira ilegal, ‘encurralar’ o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York.
Endividamento pós-pandemia ameaça lojas físicas em Minas Trabalhador pode pedir antecipação da primeira parcela do 13º salário; entenda
O objetivo do golpe era fazer o preço do metal precioso subir e assim enriquecerem. Porém, o esquema deu errado quando o presidente Ulysses S. Grant interveio e ordenou que o governo vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado foi uma queda drástica na cotação, fazendo com que os investidores perdessem fortunas.
E a Black Friday das compras?
O termo Black Friday, como é conhecido hoje, ganhou popularidade na Filadélfia, na década de 1950. A polícia local usava a expressão para descrever o trânsito caótico causado por consumidores no dia posterior ao Thanksgiving, quando retornavam do feriado no interior para as cidades grandes.
Os
No Brasil, a data ganhou força a partir de 2010, quando 50 lojas virtuais do varejo se reuniram para traçar estratégias semelhantes aos americanos. No país, as promoções geralmente duram toda última semana de novembro, conhecida como “black week”.