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Marcas de luxo usam experiências e DNA para expandir sem perder exclusividade

Em palestra, Márcia Croce e Manoel Bernardes, debateram no Minas Trend como hotéis, ‘collabs’ e autenticidade são cruciais na era digital e explicaram estratégias para dialogar com novas gerações e fortalecer o posicionamento das marcas

Manoel Bernardes e Márcia Croce

A 34ª edição do Minas Trend, principal salão de negócios de moda da América Latina, teve início nessa terça-feira (21) trazendo um debate central para o mercado: como expandir os canais de venda na era digital sem diluir a exclusividade, pilar fundamental das marcas de luxo.

Em palestra ministrada no primeiro dia do evento, intitulada “Expansão de canais: como marcas de moda estão reinventando seu mercado”, Márcia Croce, consultora especializada no setor joalheiro e Manoel Bernardes, empresário e presidente da joalheria mineira de mesmo nome, analisaram os desafios e as estratégias do setor.

A era das experiências

Para Márcia Croce, diretora da Design Negócio (DGNG), uma consultoria especializada no setor joalheiro, a pandemia acelerou a ida das marcas para o ambiente digital, mas esse movimento teve um custo. Houve uma diluição do contato pessoal e do feedback físico que existia nos pontos de venda tradicionais.

Segundo a especialista, a exclusividade de um produto físico, como uma bolsa, pode ser comprometida por falsificações. A solução encontrada pelas grandes marcas foi expandir para canais de experiência, explorando o lifestyle.

“Qualquer pessoa pode estar com uma marca de de uma bolsa de luxo que muitas vezes pode ser falsificada, né? Mas estar hospedado no hotel da Louis Vuitton é só para quem tem acesso”, explicou Croce.

Ela aponta que hotéis, restaurantes e beach clubs se tornaram uma forma de ter um contato pessoal com o consumidor, onde o acesso é o verdadeiro artigo de luxo.

Collabs e o desafio geracional

Outra tendência promissora apontada por Croce são as colaborações, ou ‘collabs’, e parcerias. Elas funcionam como ferramenta para acessar novos consumidores, especialmente as novas gerações, que exigem diferentes formas de comunicação.

Croce citou o exemplo da marca Miu Miu, que desejava se aproximar da Geração Z. A marca identificou que esse público valoriza a leitura e pautas femininas.

A estratégia foi realizar ações em praças próximas a universidades, distribuindo livros clássicos, como “Madame Bovary”, acompanhados de picolés. “Fez uma porta de entrada da Miu Miu, não só com uma marca de moda, mas uma marca preocupada em recuperar a leitura, o intelectual”, detalhou.

O ‘pulo do gato': sair da bolha

Embora a análise de dados seja fundamental, com métricas fáceis de obter no digital, o desafio é saber o que fazer com a informação. Para Márcia Croce, o segredo é “escutar o seu consumidor”.

Ela alerta que as marcas precisam “sair da bolha” e ouvir quem ainda não é seu cliente, pois o público tradicional pode estar envelhecendo. “E ter certeza absoluta de que o que você já faz há 20 anos, talvez não esteja mais dando certo”, concluiu.

Autenticidade como pilar

Manoel Bernardes, que representa a segunda geração no comendo da tradicional joalheria Manoel Bernardes, concorda que a multicanalidade é fundamental, mas faz uma distinção. Para ele, a expansão de canais serve mais ao reforço e posicionamento da marca do que à venda direta.

O segredo, segundo Bernardes, é ser autêntico e fiel ao DNA da marca. “O segredo é você ser autêntico para o seu norte, comunicar para o seu público e utilizar os canais da mesma forma em todos os pontos de contato, seja na loja física, seja na internet, seja através de um evento”.

Os três pilares da tradição

No caso da Manoel Bernardes, a identidade da marca se apoia em três pilares: “Solaridade”, referente ao uso das cores e gemas brasileiras; “movimento”, pensando na sensualidade da mulher brasileira ; e “lapidação diferenciada”, que permite ousadia no design.

Bernardes explica que a tradição não está na repetição, mas nos valores, como ética e foco no cliente. A criação se adapta ao “Zeitgeist” (o espírito do tempo) e aos desejos atuais do consumidor, mas a tradução desses três pilares garante a identidade contínua da marca.

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O Minas Trend em números

A 34ª edição do Minas Trend ocorre no BH Shopping, em Belo Horizonte, sob o tema “A moda se move com você”. O evento deve movimentar acima de R$ 30 milhões em negócios, recebendo mais de 5 mil visitantes e 1.500 lojistas.

Neste ano, são 150 marcas e 203 estandes, um crescimento de 54% em relação à edição anterior. A novidade é o retorno do “Trend Now”, um formato de venda à pronta-entrega com 27 marcas participantes.

Serviço

  • 34ª edição do Minas Trend
  • Data: 21 a 23 de outubro de 2025
  • Horário: 10h às 20h
  • Local: BH Shopping – Piso Ouro Preto
  • Endereço: BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte
  • Para saber a programação completa do evento ou para mais informações, clique aqui.
Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.