Ouvindo...

Especialista aponta que maior desafio no uso da IA na moda é a ética

Cristiana Lima, designer e analista de moda no Senai, destaca no Minas Trend que a educação sobre o uso responsável de dados e imagens é o principal gargalo para a implementação total da inteligência artificial no setor.

Cristiana Lima é designer e analista de moda no Senai e ministrou a palestra “Inteligência Artificial aplicada à moda” na 34ª edição do Minas Trend

A 34ª edição do Minas Trend teve início nesta terça-feira (21), no BH Shopping, em Belo Horizonte. O evento, que segue sob o tema “A moda se move com você”, deve movimentar acima de R$ 30 milhões em negócios e receber mais de 5 mil visitantes.

Em um salão de negócios focado em inovação, um dos debates centrais foi a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no setor. Na palestra “Inteligência Artificial aplicada à Moda”, a especialista Cristiana Lima debateu o potencial e os desafios da ferramenta.

Ferramenta de acessibilidade

A inteligência artificial (IA) deve ser encarada como uma “aliada” e uma ferramenta de acessibilidade para o setor da moda, especialmente para pequenos empreendedores, e não como uma ameaça que causa paralisia. A avaliação foi feita por Cristiana Lima, Designer e Analista de Moda no SENAI, durante entrevista à Itatiaia no Minas Trend 2025. O evento, um dos principais salões de negócios de moda da América Latina, ocorre em Belo Horizonte, no BH Shopping, até 23 de outubro.

Cristiana Lima, que integra a programação de palestras do Senai no evento, admitiu que teve resistência inicial à tecnologia. “Eu venho de processos manuais, artesanais, então minha primeira ação foi de negação”, relatou.

Contudo, a analista, que atua há quase 20 anos na área, decidiu “virar a chave”. Ela percebeu que a IA representa um momento de transformação tão significativo quanto foi o surgimento da internet. "É interessante para nós andar lado a lado com a IA para que ela não nos assuste, não nos paralise enquanto profissionais”, defendeu.

Acesso para pequenos negócios

O impacto mais significativo da IA, segundo Lima, é a acessibilidade. Ela atende empresas, através de consultorias promovidas pelo Senai, e observa que as pequenas marcas são muitas vezes “carentes” de recursos. Não é incomum encontrar cenários onde uma única pessoa é responsável por todas as etapas: corte, modelagem, costura e até a produção de fotografias.

Nesses casos, a IA atua como um “assistente”. “Ela veio para ajudar muito”, afirmou Lima. A tecnologia permite facilitar processos que antes eram exclusivos ou exigiam a contratação de profissionais especializados.

Ética e educação são obstáculos

Apesar dos benefícios, Cristiana Lima apontou que o principal obstáculo para a adoção da IA é a ética. Ela defendeu a necessidade de “investir nesse estudo” para compreender a responsabilidade no uso da ferramenta.

Questões como o direito de uso de imagem de terceiros são centrais, e a moda terá que aprender a lidar com isso. “A gente não pode sair por aí deliberadamente usando imagem de qualquer pessoa”, alertou.

Para a analista, a educação é fundamental, pois a IA é uma força que, assim como a internet, “ninguém vai travar”. “Então é melhor a gente se educar para poder usá-la da forma correta”, concluiu.

Leia também

Como começar

Para o comerciante que deseja implementar a IA em seu negócio, Lima deu uma “dica de ouro": começar identificando o principal “gargalo” ou dificuldade da marca.

Ela sugere usar ferramentas como o ChatGPT para fazer perguntas simples, pedindo sugestões de outras ferramentas de IA, ou até mesmo pedindo uma análise do perfil da marca a partir do seu endereço de site (URL).

"Às vezes eu acho que eu estou trabalhando para um público, quando na verdade eu estou direcionada para outro”, exemplificou. A analista também mencionou que o Senai oferece treinamentos para quem precisar de mais auxílio. “Não pode ter medo”, reforçou.

A 34ª edição do Minas Trend tem como tema “A Moda Se Move Com Você". O evento é uma realização da FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio da Codemge e apoio do Sebrae Minas.

Serviço

  • 34ª edição do Minas Trend
  • Data: 21 a 23 de outubro de 2025
  • Horário: 10h às 20h
  • Local: BH Shopping – Piso Ouro Preto
  • Endereço: BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte
  • Para saber a programação completa do evento ou para mais informações, clique aqui.
Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.