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Em um salão de negócios focado em inovação, um dos debates centrais foi a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no setor. Na palestra “Inteligência Artificial aplicada à Moda”, a especialista Cristiana Lima debateu o potencial e os desafios da ferramenta.
Ferramenta de acessibilidade
A inteligência artificial (IA) deve ser encarada como uma “aliada” e uma ferramenta de acessibilidade para o setor da moda, especialmente para pequenos empreendedores, e não como uma ameaça que causa paralisia. A avaliação foi feita por Cristiana Lima, Designer e Analista de Moda no SENAI, durante entrevista à Itatiaia no
Cristiana Lima, que integra a programação de palestras do Senai no evento, admitiu que teve resistência inicial à tecnologia. “Eu venho de processos manuais, artesanais, então minha primeira ação foi de negação”, relatou.
Contudo, a analista, que atua há quase 20 anos na área, decidiu “virar a chave”. Ela percebeu que a IA representa um momento de transformação tão significativo quanto foi o surgimento da internet. "É interessante para nós andar lado a lado com a IA para que ela não nos assuste, não nos paralise enquanto profissionais”, defendeu.
Acesso para pequenos negócios
O impacto mais significativo da IA, segundo Lima, é a acessibilidade. Ela atende empresas, através de consultorias promovidas pelo Senai, e observa que as pequenas marcas são muitas vezes “carentes” de recursos. Não é incomum encontrar cenários onde uma única pessoa é responsável por todas as etapas: corte, modelagem, costura e até a produção de fotografias.
Nesses casos, a IA atua como um “assistente”. “Ela veio para ajudar muito”, afirmou Lima. A tecnologia permite facilitar processos que antes eram exclusivos ou exigiam a contratação de profissionais especializados.
Ética e educação são obstáculos
Apesar dos benefícios, Cristiana Lima apontou que o principal obstáculo para a adoção da IA é a ética. Ela defendeu a necessidade de “investir nesse estudo” para compreender a responsabilidade no uso da ferramenta.
Questões como o direito de uso de imagem de terceiros são centrais, e a moda terá que aprender a lidar com isso. “A gente não pode sair por aí deliberadamente usando imagem de qualquer pessoa”, alertou.
Para a analista, a educação é fundamental, pois a IA é uma força que, assim como a internet, “ninguém vai travar”. “Então é melhor a gente se educar para poder usá-la da forma correta”, concluiu.
Como começar
Para o comerciante que deseja implementar a IA em seu negócio, Lima deu uma “dica de ouro": começar identificando o principal “gargalo” ou dificuldade da marca.
Ela sugere usar ferramentas como o ChatGPT para fazer perguntas simples, pedindo sugestões de outras ferramentas de IA, ou até mesmo pedindo uma análise do perfil da marca a partir do seu endereço de site (URL).
"Às vezes eu acho que eu estou trabalhando para um público, quando na verdade eu estou direcionada para outro”, exemplificou. A analista também mencionou que o Senai oferece treinamentos para quem precisar de mais auxílio. “Não pode ter medo”, reforçou.
A 34ª edição do Minas Trend tem como tema “A Moda Se Move Com Você". O evento é uma realização da FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio da Codemge e apoio do Sebrae Minas.
Serviço
- 34ª edição do Minas Trend
- Data: 21 a 23 de outubro de 2025
- Horário: 10h às 20h
- Local: BH Shopping – Piso Ouro Preto
- Endereço: BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte
- Para saber a programação completa do evento ou para mais informações, clique
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