Ouvindo...

Black Friday: comércio mineiro eleva expectativas para aumento nas vendas

Pesquisa da Fecomércio Minas Gerais revela que empresários acreditam em um impulso no volume de vendas com os descontos

Número de empresários que vão participar da Black Friday cresceu em 2%

O comércio mineiro tem altas expectativas para as vendas da Black Friday, é o que aponta pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio (Fecomércio). Para 63% dos empresários do varejo, a data vai aumentar o volume de vendas em até 40%, enquanto outros 11% acreditam em um impulso superior a 50%.

Apesar da expectativa, alguns empresários ainda não traçam estratégias para captar o consumidor. Somente 15% dos entrevistados indicaram que darão descontos acima de 50%, sendo que 35,7% ainda não haviam definido o percentual que irá praticar; outros 10% devem realizar promoções de até 20% de desconto.

Quase 60% dos empresários acreditam que a nada poderá atrapalhar as vendas no período de ofertas. Porém, 16,6% apontaram a crise econômica para um baixo fluxo de vendas, e outros 13% acreditam que a concorrência pode atrapalhar suas vendas.

Para a economista da Fecomércio-MG, a data apresenta uma oportunidade estratégica em um cenário marcado por juros elevados (taxa básica em 15% ao ano) e pelo alto nível de endividamento das famílias.

“A data permite ao consumidor antecipar compras com descontos expressivos, o que pode aliviar a pressão sobre o orçamento familiar e estimular o consumo, aumentando as vendas do varejo. Neste sentido, para os empresários, é uma chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez”, disse.

Data não atrapalha o Natal

Para a grande maioria dos empresários (63%), o período de ofertas de Black Friday não interferem nas vendas de Natal. Cerca de 23% acredita em uma interferência positiva, enquanto 13,7% afirmam que há um impacto negativo no feriado do fim de ano. “Essa percepção negativa é atribuída principalmente à antecipação das vendas de Natal e à ideia de o cliente estar sem dinheiro por ter comprado na Black Friday”, disse a Fecomércio-MG.

Quase 40% do empresário mineiro pretende participar das ações de desconto da Black Friday, um avanço de 2 pontos percentuais em relação ao ano passado. Mais de 70% dos que não participam afirmam que não possuem vontade de aderir ao movimento, enquanto 15% afirma que a data não gera lucro.

Neste ano, a Black Friday vai cair no dia 28 de novembro, a última sexta-feira do mês. A pesquisa da Fecomércio-MG foi realizada com 413 empresas de todo o estado, entre os dias 15 e 24 de outubro, com uma margem de erro na ordem de 5% e intervalo de confiança de 95%.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.