O comércio mineiro tem altas
Apesar da expectativa, alguns empresários ainda não traçam
Shopee investe R$ 36 milhões em cupons de desconto na Black Friday 2025 Black Friday 2025: Mercado Livre anuncia R$ 100 milhões em cupons de desconto Black Friday: conheça 5 plataformas para comparar preços e fugir de ‘fraudes’
Quase 60% dos empresários acreditam que a nada poderá atrapalhar as vendas no período de ofertas. Porém, 16,6% apontaram a crise econômica para um baixo fluxo de vendas, e outros 13% acreditam que a concorrência pode atrapalhar suas vendas.
Para a economista da Fecomércio-MG, a data apresenta uma oportunidade estratégica em um cenário marcado por juros elevados (taxa básica em 15% ao ano) e pelo alto nível de endividamento das famílias.
“A data permite ao consumidor antecipar compras com descontos expressivos, o que pode aliviar a pressão sobre o orçamento familiar e estimular o consumo, aumentando as vendas do varejo. Neste sentido, para os empresários, é uma chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez”, disse.
Data não atrapalha o Natal
Para a grande maioria dos empresários (63%), o período de ofertas de
Quase 40% do empresário mineiro pretende participar das ações de desconto da Black Friday, um avanço de 2 pontos percentuais em relação ao ano passado. Mais de 70% dos que não participam afirmam que não possuem vontade de aderir ao movimento, enquanto 15% afirma que a data não gera lucro.
Neste ano, a Black Friday vai cair no dia 28 de novembro, a última sexta-feira do mês. A pesquisa da Fecomércio-MG foi realizada com 413 empresas de todo o estado, entre os dias 15 e 24 de outubro, com uma margem de erro na ordem de 5% e intervalo de confiança de 95%.