Ouvindo...

Black Friday: quase metade dos brasileiros pretendem antecipar as compras de Natal

Levantamento do Mercado Pago e Mercado Livre ouviu 42 mil usuários das suas plataformas no estudo ‘Panorama de Consumo’

Black Friday

O estudo ‘Panorama de Consumo’ divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Mercado Pago e Mercado Livre, realizado com 42 mil pessoas, mostra que quase metade dos brasileiros (47%) pretendem aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de natal. Neste ano, um dos principais eventos do varejo vai ocorrer no dia 28 de novembro.

Segundo a pesquisa, as categorias de produtos mais desejadas são Eletrodomésticos, Eletrônicos, Casa e Decoração, Moda e Beleza, com um avanço das duas últimas em relação ao ano anterior, impulsionadas por influência digital.

Cupons na Black Friday 2025:

O levantamento também mostra que o ticket médio segue alto, estimado em R$ 1,5 mil, em linha com a Black Friday do ano passado. Cerca de 24% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 2 mil; 28% entre R$1.000 e R$2.000; 26% entre R$500 e R$1.000 e o restante (22%) até R$500.

A pesquisa também mostra que 76% dos compradores consideram ter um cupom de desconto como um “fator decisivo ou muito importante” na hora de bater o martelo na compra. Outro dado importante do levantamento revela que 48% dos consumidores afirmam que vão usar Inteligência Artificial, como chatbots e assistentes virtuais, para buscar ofertas.

Consumidor consciente

Pelo quarto ano consecutivo do levantamento, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido de 41% dos compradores na Black Friday. O Pix fica em 2º lugar com 29% das intenções de uso, um avanço de 10 pontos percentuais (p.p) em relação a 2024; seguido por linha de crédito (20%), cartão de débito (9%) e boleto (1%) são outras opções de pagamento para a data.

Ao pagar com o cartão de crédito, 77% dos entrevistados optam por parcelar, sendo que 72% pretende dividir os gastos em até seis parcelas. Além disso, 23% das pessoas pretendem parcelar em até 12x e 5% em mais de 12x.

Segundo o chefe de Marketing e Growth do Mercado Pago no Brasil, Felipe Castaño, o resultado mostra um mercado consumidor que gosta de economizar e está procurando tomar decisões cada vez mais “conscientes”.

“O brasileiro está buscando preços melhores, usando IA para comparar opções e se organizando para aproveitar as promoções. Por exemplo, 55% dos usuários que querem comprar eletrodomésticos, categoria mais buscada e com um ticket médio alto, querem parcelar acima de 6x”, disse.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.