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Black Friday: conheça 5 plataformas para comparar preços e fugir de ‘fraudes’

Com a proximidade da Black Friday de 2025, compradores devem começar a monitorar o preço para evitar cair em ciladas

Plataformas fornecem um histórico de preços e permitem a comparação entre lojas

A Black Friday de 2025 vai levar milhares de consumidores às compras e movimentar o comércio eletrônico ao longo de todo o mês de novembro, antes mesmo do evento que nesse ano cai no dia 28. Apesar da ansiedade para as compras, o momento é de atenção para não cair na famosa “black fraude”.

Segundo um levantamento do Mercado Livre e Mercado Pago com 42 mil usuários das suas plataformas, o consumidor pretende gastar em média R$ 1,5 mil com a Black Friday. Cerca de 24% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 2 mil; 28% entre R$1.000 e R$2.000; 26% entre R$500 e R$1.000 e o restante (22%) até R$500.

Uma das principais maneiras de se precaver é usando sites e aplicativos que comparam preços, permitindo identificar quais promoções são verdadeiras, e quais são o famoso “metade do dobro”. Pensando nisso, a Itatiaia separou cinco plataformas que podem ajudar os consumidores.

O ideal para os consumidores é começar a pesquisar os preços um mês antes da Black Friday, montando uma base de comparação para quando o momento da compra chegar. Plataformas gratuitas como o Zoom, Buscapé, BondFaro, Google Shooping e Promobit, são verdadeiros aliados no período.

Zoom

Uma das principais plataformas de comparação de preços no Brasil, o Zoom reúne cerca de 300 lojas parceiras, com um catálogo que é rigorosamente avaliado. O site permite que o consumidor consulte o histórico de preços dos últimos seis meses, ative alertas personalizados, e tenha acesso a cashback e cupons de desconto.

Para oferecer o serviço, o Zoom realiza uma verificação das lojas cadastradas com informações da Receita Federal e outros órgãos de defesa do consumidor. Para entrar no catálogo, os lojistas precisam de um CNPJ ativo e pelo menos um ano de funcionamento.

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Buscapé

Uma das plataformas de comparação de preço mais conhecidas do Brasil, o Buscapé faz parte do grupo Zoom. Aberto em 1999, o serviço permite a comparação de valores de um mesmo produto em diferentes lojas, um histórico de preços e avaliação da reputação dos lojistas antes da compra.

A plataforma funciona basicamente como o Zoom, com critérios semelhantes para que as lojas entrem no catálogo: CNPJ ativo e regularidade com Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Para utilizar, basta pesquisar o produto desejado e ajustar os filtros.

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BondFaro

Usando um cachorro “bom de faro” para farejar os preços, a plataforma também funciona de maneira semelhante ao Zoom e ao Buscapé. O site apresenta uma lista detalhada de preços de produtos e serviços oferecidos pelas empresas, adotando uma política rígida de segurança e qualidade no que apresenta. Lojas com avaliações muito negativas ou que não cumprem os termos de conduta, por exemplo, são banidas.

Para utilizar o BondFaro, basta procurar o produto desejado na barra de pesquisa e aplicar os filtros de comparação. O site vai exibir diversas opções de lojas com o mesmo produto, com gráficos de variação de preço e análises de qualidade feitas por especialistas e outros consumidores.

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Google Shopping

Ferramenta própria do Google, lançada originalmente em 2002, atua de maneira integrada ao buscador. O sistema reúne milhares de produtos listados enviados pelos lojistas ao Google Merchant Center, ou por meio de dados públicos. Os vendedores precisam informar preço, estoque, ficha técnica e políticas comerciais.

Para usar, basta acessar o endereço shopping.google.com. A plataforma funciona da mesma maneira do que o buscador. É possível filtrar pelo preço, marca, loja e avaliação de consumidores. O sistema também fornece informações sobre o frete e histórico de preços.

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Promobit

Menos conhecido do que os demais, o Promobit oferece uma plataforma de interface objetiva. Nesse caso, ele funciona quase que como uma rede social, já que as promoções são cadastradas pelos usuários e, posteriormente, passam por uma avaliação da equipe do site. Também é possível criar uma lista de desejo que notifica o cliente quando um produto fica com um preço menor.

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Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.