A economia de Minas Gerais, um dos estados mais ricos e diversos do Brasil, é impulsionada por uma variedade de indústrias que vão da mineração à tecnologia. Graças às suas riquezas naturais, Minas consegue produzir bens que chegam à mesa ao consumidor final, mas também atendem grandes indústrias.
Conheça as principais indústrias que moldam a economia mineira e os produtos que impulsionam o crescimento econômico do estado.
Panorama da economia mineira
- PIB nacional: dados do IBGE mostram que MG tem o terceiro maior PIB do Brasil, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
- Exportação: em termos de vendas para fora do país, os principais setores industriais exportadores são minérios de ferro, café e soja. Os mercados para os quais MG mais faz exportações são China (35%) e Estados Unidos (10%).
- Setores: dados da Fundação João Pinheiro mostram que, percentualmente, os setores que mais cresceram foram agropecuária, indústria e serviços. Juntamente com tecnologia, esses são alguns dos segmentos que mais ajudam a colocar Minas no mapa da economia brasileira.
Agronegócio
Em Minas, as exportações do agronegócio no estado só perdem para o setor minerário. Porém, isso não significa que os números sejam irrelevantes: as exportações realizadas em 2023 chegaram a 15,6 milhões de toneladas, puxadas principalmente pelo café.
Inclusive, Minas é o maior produtor de café arábica do mundo. Para manter esse pódio, investimentos em
Os investimentos em novas tecnologias e processos para otimizar a produção agrícola rendem frutos: o agronegócio respondeu por 22% do PIB de Minas em 2022. Em 2023, esse total cresceu e alcançou
Indústria automotiva
A indústria ocupa um grande lugar na economia de Minas. Especificamente no segmento automotivo, números e marcos não deixam dúvida sobre o papel desse setor no
Dados divulgados pela Investminas (agência de promoção de investimento do governo do estado) mostram o valor da indústria automotiva em Minas Gerais: Minas Gerais é o segundo maior fabricante de veículos do país, sendo responsável por 13% da produção nacional em 2020. Além disso, é o maior mercado de veículos do Brasil, com mais de 520 mil veículos licenciados em 2022.
Em 2020, de acordo com dados da FIEMG, a indústria automotiva foi responsável por 8,6% do PIB do estado. No mesmo período, o setor movimentou mais de US$ 700 milhões em exportações.

Mineração
A história de Minas Gerais com a mineração é antiga e faz parte da
O potencial da mineração
O estado tem recebido atenção não apenas pela participação atual na
Esses recursos são utilizados para a fabricação de placas de geração de energia solar, turbinas eólicas, baterias de celulares e carros elétricos, além de cabos, fios e outros componentes eletrônicos.
Falando em minerais, é impossível não pontuar a importância do nióbio. Mundialmente, o Brasil é o maior produtor e detentor de reservas de nióbio. Em 2022, a produção brasileira desse mineral gerou mais de R$ 137 milhões para o país.
E é em Araxá, no interior de Minas, que se encontra uma das maiores
Tecnologia
Um investimento recorde reflete em números o
Além das iniciativas mais conhecidas na capital mineira, como do
Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica, abriga o Parque Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, um polo de desenvolvimento e pesquisa em tecnologia da informação e comunicação.
Desde 2016, o evento
O peso da economia mineira: PIB histórico
O ano de 2023 foi encerrado com a notícia do