Ouvindo...

Arábia Saudita pode investir em mineração sustentável no Brasil

As possibilidades de investimentos foram apresentadas pelo ministro Alexandre Silveira durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça

Arábia Saudita pode investir em mineração sustentável no Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com o ministro de Indústria e Mineração da Arábia Saudita, Bandar Alkhorayef, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça e apresentou possibilidades de investimentos em mineração sustentável no Brasil. Os minerais críticos ou estratégicos, como o Nióbio e o lítio, que são fundamentais na transição energética, foram o foco da conversa.

“Além da liderança brasileira na produção de energia limpa e renovável, todos reconhecem o potencial mineral do nosso país. Estamos avançando na regulação do solo brasileiro para garantir a atividade de forma sustentável e segura. Com isso, o Brasil se torna atrativo para investimentos internacionais nesta janela da transição energética, uma vez que as terras raras e os minerais críticos como o lítio e o nióbio, por exemplo, são fundamentais neste processo. Queremos uma atividade que traga, principalmente, desenvolvimento econômico e social para brasileiras e brasileiros”, destacou Alexandre Silveira.

O Brasil possui cerca de 1,2 milhão de toneladas de lítio, a maior reserva mundial de nióbio, a terceira maior de grafita, níquel e terras raras, além da grande quantidade de cobre, cobalto, e outros minerais estratégicos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.