As recentes e intensas chuvas no estado do
Segundo relatórios do JPMorgan e da XP Investimentos, os efeitos sobre a economia não só gaúcha, mas também nacional, são consideráveis. O Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 6,5% do
Previsões
Embora seja difícil quantificar os impactos exatos sobre o PIB e os preços, análises anteriores de eventos climáticos semelhantes, como as enchentes no Rio de Janeiro em 2010 e 2011, fornecem perspectivas. Se o Rio Grande do Sul fosse afetado em 2 pontos percentuais, o PIB nacional poderia ser impactado entre um e dois décimos.
No que diz respeito à inflação, os preços dos alimentos podem ser afetados temporariamente, com os
Restrições logísticas
A produção de arroz e soja foi especialmente prejudicada, afetando os preços e a oferta localizada de alimentos. No entanto, as perdas na produção de
As restrições logísticas causadas pela destruição da infraestrutura de transporte podem gerar escaladas de preços não apenas nos alimentos, mas em quase todos os bens no estado. No entanto, a suspensão da coleta de dados pelo IBGE na região de Porto Alegre dificulta a medição precisa desses impactos.
Ação da ABF
Em resposta aos desafios enfrentados pelo estado do Rio Grande do Sul, a
Este suporte inclui incentivos significativos e recursos para auxiliar na reestruturação necessária, garantindo que as franquias possam se recuperar e prosperar no período pós-crise.
Além disso, a ABF está trabalhando ativamente para facilitar a colaboração entre franqueadores, franqueados e fornecedores, promovendo uma rede de apoio que abrange assistência financeira, consultoria e logística. Através dessas medidas, a ABF visa não apenas ajudar na reconstrução das operações comerciais afetadas, mas também fortalecer o setor de franchising como um todo, assegurando sua resiliência diante de adversidades futuras e contribuindo para a estabilidade econômica do Brasil.