Ouvindo...

Times

Mercado registra piora em projeções do cenário econômico com recuo no PIB, indica Focus

Banco Central previa há duas semanas o impacto negativo da tragédia no Rio Grande do Sul nas projeções do mercado financeiro sobre os indicadores

O mercado registrou piora em três dos principais indicadores econômicos do país, segundo projeção dos operadores na edição desta segunda-feira (20) do boletim Focus, do Banco Central (BC).

O relatório reúne as expectativas do mercado, e indicou recuo no Produto Interno Bruto (PIB) e mudanças negativas na Selic e na inflação quando comparada com a edição passada do documento — publicada no último dia 13.

Leia também

Conforme o boletim desta segunda-feira, os analistas preveem que o ano encerrará com a taxa básica de juros em 10%, ao invés dos 9,75% projetados há uma semana. Em relação ao PIB, os operadores preveem 2,05%, um recuo quando comparado com os 2,09% registrados no relatório Focus de sete dias atrás. Por fim, eles calculam um aumento na inflação, de 3,76% para 3,80%.

A perspectiva de piora no cenário econômico está diretamente atrelada à tragédia no Rio Grande do Sul. Em 6 de maio, o diretor do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, já indicava que o desastre ambiental e humanitário impactaria as expectativas do mercado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais