O mercado registrou piora em três dos principais indicadores econômicos do país, segundo projeção dos operadores na edição desta segunda-feira (20) do boletim Focus, do Banco Central (BC).
O relatório reúne as expectativas do mercado, e indicou recuo no Produto Interno Bruto (PIB) e mudanças negativas na Selic e na inflação quando comparada com a edição passada do documento — publicada no último dia 13.
Conforme o boletim desta segunda-feira, os analistas preveem que o ano encerrará com a taxa básica de juros em 10%, ao invés dos 9,75% projetados há uma semana. Em relação ao PIB, os operadores preveem 2,05%, um recuo quando comparado com os 2,09% registrados no relatório Focus de sete dias atrás. Por fim, eles calculam um aumento na inflação, de 3,76% para 3,80%.
A perspectiva de piora no cenário econômico está diretamente atrelada à tragédia no Rio Grande do Sul. Em 6 de maio, o diretor do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, já indicava que o desastre ambiental e humanitário impactaria as expectativas do mercado.