Mesmo com a alta de 2,9% do PIB do Brasil, em 2023, o país observou uma queda do investimento privado na ordem de 3% em relação ao ano anterior. Esse fato merece atenção, uma vez que o Brasil precisa do investimento estrangeiro para ter um crescimento mais robusto.
Essa é uma das constatações da economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitoria, durante sua participação no quarto episódio do podcast ‘Brasil: uma oportunidade’, apresentado pelo empresário Rubens Menin.
- Clique e confira o
quarto episódio de ‘Brasil: uma oportunidade’ - Leia mais:
Em podcast de Rubens Menin, economista da XP explica o que é preciso para controlar a inflação ;
Perspectivas e desafios
No episódio,
“Para o investimento privado voltar a crescer no Brasil, existem dois fatores principais. Um são os juros. Os juros estão altos ainda, refletem uma questão fiscal que ainda não está resolvida. Falta um pouco de credibilidade no governo, a política monetária e a fiscal ainda seguem com algumas incertezas. Isso precisa ser resolvido para que os juros caiam”, afirma a economista-chefe do Inter.
“Governo arrecada menos do que ele gasta”, explica Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter
Menin e Rafaela também abordaram as altas taxas de juros reais no Brasil e seu impacto na competitividade das empresas. Outro tema foi a importância de reformas, como a tributária, para impulsionar o crescimento econômico e o investimento.
Cenário global e impacto nacional
Outro destaque da conversa foi a diminuição do investimento estrangeiro no mercado de capitais brasileiro e o potencial do país como um destino de investimento atrativo. Rafaela ressaltou os fatores que afetam a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros, incluindo as altas taxas de juros nos EUA e questões geopolíticas globais.
‘Brasil: uma oportunidade’
Apresentado pelo empresário Rubens Menin, o
No primeiro episódio, disponível desde a quinta-feira (7), Menin conversou com Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual e ex-chefe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda. Outros convidados da atração foram a economista Olivia Carneiro e Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos.