Ouvindo...

Em podcast de Rubens Menin, economista da XP explica o que é preciso para controlar a inflação

Caio Megale, economista-chefe da investidora, afirma que é preciso equacionar as contas públicas para que o controle da inflação seja efetivo

Rubens Menin recebeu Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos

A inflação persistente no Brasil, Estados Unidos e nações da Europa pode ter sido impulsionada pela falta de alinhamento entre as políticas fiscal e econômica dos países. Esse foi o diagnóstico feito por Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, durante sua participação no terceiro episódio do podcast ‘Brasil: uma oportunidade’, apresentado pelo empresário Rubens Menin, fundador da MRV, do Inter e outras empresas.

No episódio, que pode ser escutado clicando no link acima, os dois discutiram quais oportunidades o Brasil oferece no atual cenário econômico e a inflação neste período pós-pandemia. Segundo Megale, o controle inflacionário se tornou a prioridade na maioria dos países após a superação da pandemia da Covid-19. Apesar disso, a falta de alinhamento entre as políticas fiscal e econômica dificultam o trabalho das autoridades econômicas.

‘Olhando principalmente a dinâmica no ano passado, a gente viu os índices de preços dos Estados Unidos e Europa, mas aqui no Brasil também saindo de perto de 10%, 12% para casa dos 3%, 4%. Ou seja, foi um bom processo que foi ajudado pela normalização da economia global. O mundo continuou crescendo, ainda que num ritmo menor e a inflação caiu’.

Leia também

Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos foi o convidado de Rubens Menin no terceiro episódio de ‘Brasil: uma oportunidade’

Ainda durante a conversa, Megale falou mais da sua visão sobre a inflação nas maiores nações do planeta. Segundo ele, o aumento nos gastos públicos fez com que uma ‘sobra de inflação’ permanecesse resistente. Para o especialista, é preciso equacionar as contas públicas para que o controle inflacionário seja efetivo.

Na minha visão, esse processo foi incompleto porque nós normalizamos as cadeias de produção, nós normalizamos a política monetária, mas nós não normalizamos a política fiscal. Os gastos públicos continuaram muito acelerados nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil. Então sobrou, digamos, um rabicho de inflação aqui que está mais teimoso, está mais difícil de reduzir. A inflação caiu, mas ainda não caiu para um nível que era antes da pandemia. Eu acho que o que falta é equacionar as contas públicas. Enquanto isso não for mais equilibrado, os juros vão acabar sendo talvez mais altos do que poderiam ’.

‘Brasil: uma oportunidade’

Em março deste ano, o empresário Rubens Menin lançou nas plataformas de áudio um podcast sobre temas econômicos chamado ‘Brasil: uma oportunidade’. Na atração, o empresário recebe personalidades no universo econômico para debater os caminhos que o país precisa trilhar para alavancar a atração de investimentos e muitos outros temas. O podcast ‘Brasil: uma oportunidade’ está disponível no Spotify e nas principais plataformas de streaming.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.