Comércio mineiro cresce mais do que a média nacional em 2025

Volume de vendas no setor cresceu no ano passado com impulso dos artigos farmacêuticos e de perfumaria

Setor cresceu 1,8% em 2025

O volume de vendas do comércio de Minas Gerais subiu 1,8% em 2025, após um leve recuo na de 0,3% na passagem de novembro para dezembro. Os dados foram divulgados na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (13).

O resultado do setor é maior do que a média do Brasil, que subiu 1,6% no mesmo período. No geral, os segmentos que puxaram as vendas do comércio foram semelhantes no recorte nacional e estadual. Porém, em Minas Gerais houve uma queda acentuada nas vendas de equipamentos e materiais de escritório (-32,3%).

O destaque fica para o volume de vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que cresceu 9,3% em Minas Gerais. O segmento é seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,9%) e combustíveis e lubrificantes (2,9%). Na parte das baixas, também houve queda em móveis e eletrodomésticos (-3,0%).

No comércio varejista ampliado, que leva em consideração veículos, motocicletas, partes e peças, materiais de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, o avanço no volume de vendas foi de 0,7%. Em comparação, o ampliado nacional ficou estável na comparação com 2024.(0,1%).

Nesse caso, a venda de veículos não teve variação em Minas Gerais no ano passado, enquanto o volume de materiais de construção subiu 2,0%, e as vendas no atacado especializado tiveram uma queda de 3,9%.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...