Ouvindo...

Ex-deputada Áurea Carolina se desfilia do PSOL

A cientista social não vai se filiar a outro partido

Principal liderança do PSOL em Minas, a ex-deputada federal Áurea Carolina se desfiliou do partido. A saída foi oficializada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) na semana passada. Em 2016, a cientista social foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte e, na eleição seguinte, seguiu para a Câmara dos Deputados. No ano passado, em uma decisão surpreendente, Áurea decidiu não se candidatar à reeleição e apoiou Célia Xacriabá (PSOL-MG), eleita com 101.078 votos. Em dezembro, ela chegou a integrar um grupo técnico para assuntos ligados à cultura da equipe de transição do governo Lula

Considerada como a principal liderança do PSOL em Minas, a ex-deputada federal Áurea Carolina se desfiliou do partido. A saída foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) em fevereiro.

A coluna apurou que a saída de Áurea do PSOL se deu por questões pessoais. A ex-deputada não irá se filiar a outro partido.

Em 2016, a cientista social foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte e, na eleição seguinte, seguiu para a Câmara dos Deputados.

No ano passado, em uma decisão surpreendente, Áurea decidiu não se candidatar à reeleição e apoiou Célia Xacriabá (PSOL-MG), eleita com 101.078 votos. Em dezembro, ela chegou a integrar um grupo técnico para assuntos ligados à cultura da equipe de transição do governo Lula (PT) e foi convidada a assumir um posto no governo, mas não aceitou.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.